sexta-feira, 22 de junho de 2018

Mais de 35 mil alunos foram a exame sem ter tido notas

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Aqui estão as últimas notícias:

O Eurogrupo tirou a Grécia do programa de resgateAo final da noite, foi a voz de Mário Centeno quem anunciou a "saída limpa" de Atenas, com novas medidas de alívio da dívida para garantir o regresso tranquilo da Grécia aos mercados. A Rita Siza está no Luxemburgo e conta-nos como foi.
Morreram mais de 200 migrantes no Mediterrâneo em três dias. Um relatório divulgado pelo ACNUR diz que são pelo menos 220 os refugiados mortos só na última semana. Actualmente, é da Líbia que partem grande parte dos que querem chegar à Europa.
Com o caos na fronteira, o Pentágono deu ordem para alojar 200 mil imigrantes em bases militares. Não é certo ainda se os abrigos servirão apenas para as crianças ou também para as juntar aos seus pais. New York Times conta o que é possível.
Foi detectada uma ligação entre Alzheimer e a presença de vírus no cérebro. Um estudo divulgado  na revista Neuron reforça uma antiga hipótese que associa a presença de vírus com factores genéticos e características clínicas da doença de Alzheimer. É uma nova porta aberta para investigar terapias inovadoras.
Falando em demência, falemos do Sporting: ontem à noite Bruno de Carvalho fez um novo desafio (impossível) a Marta Soares; e Marta Soares ignorou-o, explicando o que se vai passar amanhã na Assembleia-Geral. Pelo caminho, o Negócios diz hoje que o Sporting precisa de 15 milhões até ao fim do mêsSic transit glori mundi...
No Mundial, esta é a surpresa da prova até agora: a Croácia está nos “oitavos”, a Argentina está (mesmo) em apuros. Com a derrota por 3-0 de ontem, Messi e companhia estão moribundos na competição - e podem ficar pior, dependendo do resultado do Nigéria-Islândia que nesta sexta-feira fecha a segunda ronda do Grupo D.

Os títulos do dia

Cerca de um quarto dos alunos foi a exame sem ter tido notas, conta a Clara Viana na nossa manchete, dando um número aos efeitos da greve dos professores à avaliação - e acrescentando que os exames valerão 100% para os alunos que tenham negativa nas classificações internas.
A recuperação das casas afectadas pelos incêndios de Outubro ainda não avançou - mas só na região Norte. No Centro, tudo anda normalmente.

Ler com atenção

1. Germano Almeida, o Prémio Camões traz-nos um sorriso enorme. O seu romance mais recente é também o mais hilariante. É protagonizado por um escritor que é assassinado no dia em que vai lançar o livro que põe fim a vários anos de abstinência da escrita. Germano Almeida, o mais recente escritor lusófono canonizado pelo Prémio Camões, não é só o mais lido e o mais traduzido dos escritores de Cabo Verde. Deve ser, também, o mais bem-humorado. A capa do ípsilon de hoje é uma conversa com ele.
2. À boleia do imperador da China que gostava de música barroca. A Orquestra Barroca Casa da Música fez dois concertos em Pequim, a comemorar o Dia de Portugal. Mostrou o esplendor da música que se fazia na corte de D. João V num país que parece aberto a conhecer e consumir todas as expressões da música ocidental. O Sérgio Andrade foi convidado a ir a Pequim e ficou impressionado com tanto Portugal que viu por lá.
3. Galileu chegou à China no texto de um português. A imagem aqui mostrada é um dos mais fascinantes documentos da história da ciência portuguesa. Trata-se da explicação, em chinês, das famosas descobertas telescópicas feitas por Galileu; na verdade, da primeira vez que essas extraordinárias descobertas foram relatadas na China - apenas dois anos depois de terem acontecido. O autor deste texto é o português Manuel Dias (1574-1659), missionário jesuíta nascido em Castelo Branco que partiu para o Oriente em 1601 e teve uma carreira distinta na China. O que nos leva à conclusão: as primeiras notícias que se conheceram na China acerca das grandes descobertas telescópicas de Galileu foram transmitidas por um português. O Henrique Leitão conta-nos a história.
4. Um físico português tem a explicação para dois grandes mistérios do Universo. O enigma da matéria escura tem 85 anos, o das explosões rápidas de rádio fez uma década. O físico João Rosa e um colega norte-americano desenvolveram um modelo teórico que procura explicar estes fenómenos. A Teresa Firmino seria, talvez, a única jornalista do país capaz de explicar isto de forma a que todos percebêssemos.

Hoje na agenda 

Por cá, o Parlamento debate a proposta de Lei de Bases da Saúde, para já na versão do Bloco. Noutra frente, hoje é dia do exame do 9º ano de português. E a Fenprof faz um balanço da greve dos docentes ao final da tarde. Também vamos ficar a saber o valor do défice no primeiro trimestre do ano, ainda muito indicativo.
Lá por fora, hoje será a vez de o Ecofin tirar França do Procedimento de Défices excessivos, assim da OPEP decidir se aumenta a produção de petróleo. 
No fim-de-semana esperam-se mais novidades: uma mini-cimeira europeia informal sobre imigração, as eleições na Turquia. Também o início do Rock in Rio e a muito esperada Assembleia-Geral do Sporting.  
Para entrar no fim-de-semana Com Tempo e Alma, deixo-lhe um podcast nosso que me deliciei a ouvir. Vá pelo título: para a igualdade de género, é essencial partilhar a tarefa do cuidar
Tenha um dia feliz! E um fim-de-semana igual!
Até segunda-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário