terça-feira, 11 de setembro de 2018

360º - O que ficou por saber na tragédia de Alcafache; 7 Fact Chechs às verdades e aos erros da rentreé política; e quem critica e apoia Serena

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Nova Iorque, Washington e outras cidades da Costa atlântica norte-americana estão em alerta máximo para aquele que pode ser o mais perigoso furacão a chegar mais a norte nos EUA. O Florence atingiu a categoria 4 e teme-se que seja "catastrófico": mais um milhão de pessoas recebeu ordem para sair de casa, uma vez que o furacão está a evoluir de forma descontrolada e desconhecida. As imagens do espaço, que estão na CNN, assustam.

E há outro problema a assustar os metereologistaso El Niño pode estar de volta este Inverno para fazer mais estragos no clima.

Na política internacional norte-americana, a Casa Branca anunciou que a Coreia do Norte pediu um novo encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump. E que esta reunião já está a ser preparada.

Na Rússia, já começaram as maiores manobras militares desde a Guerra FriaNo Vostok 2018 participam mais de 1.000 aviões, helicópteros e drones, 36 mil tanques, blindados e veículos de combate, bem como 80 navios e outras embarcações. É Putin a mostrar a sua força.

No futebol, Portugal estreou-se com uma vitória histórica frente a Itália no seu primeiro jogo na Liga das Nações. Valeu o golo solitário de André Silva para a seleção bater os italianos, algo que não acontecia em jogos oficiais há 61 anos, e assumir a liderança do grupo.


Outra informação relevante 

Há 33 anos, Portugal sofria a sua pior tragédia ferroviária. Mas ainda hoje não se sabe nem quem, nem quantas pessoas morreram no choque de comboios em Alcafache. Houve corpos que nunca foram identificados, restos mortais confundidos com destroços e fragmentos humanos que ficaram em frigoríficos durante anos, como contaram à Carolina Branco. Hoje isso seria impensável.

A rentrée política está feita, agora a campanha só pára nas legislativas do próximo ano. Entre críticas, polémicas e exageros, o José Pedro Mozos, a Rita Tavares e o Rui Pedro Antunes foram ver os factos e os erros do que foi dito por cada um dos líderes partidários em sete Fact Checks.

Uma das polémicas envolveu Rio e o caso Tancos com o presidente do PSD a criticar a lentidão da Justiça. Ontem Marcelo (que voltou a falar do tema pela enésima vez) parece ter-lhe respondido directamente: disse que espera conclusões da investigação dentro “de dias ou de semanas”

Em curso continuam também as críticas ao timing da proposta do "taxa Robles" pelo Bloco de Esquerda. Mas o DN avança que o Governo vai mesmo viabilizar este imposto contra a especulação imobiliária no Orçamento

Portugal está em 10.º lugar no ranking das democracias mundiais. No estudo, que analisa 201 países, os portugueses melhoraram nos indicadores democráticos e de direitos e liberdades, escreve o Público.
As eleições do Sporting ressuscitaram uma velha discussão na Justiça. Depois de dois magistrados terem sido escolhidos para os novos órgãos sociais sportinguistas, o Conselho Superior da Magistratura quer (de novo) impedir os juízes de terem funções em clubes de futebol.

É inédito: pela primeira vez, a Santa Sé vai prestar todos os "esclarecimentos necessários" sobre o escândalo de abusos sexuais que abala a Igreja Católica. A garantia foi dada pelo Conselho de Cardeais e vai acontecer em breve.

A dois dias do regresso às aulas, aumentam as queixas por causa dos manuais escolares gratuitosO Portal da Queixa diz que o número de reclamações subiu 317% em relação ao ano passado. A emissão dos vouchers parece ser o principal problema.

Na Saúde, mais um dia, mais um ultimato. Os diretores do Hospital de Gaia ameaçam deixar funções em outubro se o governo não agir até lá.

mais de metade dos centros de saúde não tem consultas para interromper a gravidez. O levantamento foi feito pelo Bloco de Esquerda e é noticiado pelo JN.

A polémica Serena Williams continua e divide opiniões. Martina Navratilova escreveu um artigo no New York Times em que diz ser questionável o argumento de que Williams não teria sido penalizada se fosse homem. A Federação Internacional de Ténis também mostrou apoio ao árbitro português Carlos Ramos. Eis quem defende e quem critica a tenista norte-americana pelo episódio lamentável no US Open.

No Brasil, Jair Bolsonaro continua em estado grave. O candidato de extrema-direita às presidenciais brasileiras esfaqueado na semana passada vai ter de ser submetido a uma cirurgia de “grande porte”.

Quanto ao PT, perdeu o recurso para adiar o prazo e tem até ao fim do dia hoje para apresentar o substituto de Lula como candidato: espera-se, sem surpresas, o nome de Haddad.

Já em Espanha, houve surpresas no PP. Soraya Sáenz de Santamaría, uma da ex-candidatas à sucessão de Rajoy derrotada por Pablo Casado, decidiu abandonar a política.

Os nossos Especiais
Quando elas ganham mais que eles ninguém fica a saber. É tabu. Quem o diz é Virgínia Ferreira, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, à Rita Porto e à Carolina Branco. Em Portugal o fenómeno existe, mas tem menor expressão porque, normalmente, os salários deles são mais altos.



A nossa opinião
  • Nuno Crato escreve "Vai mudar a mudança": "A Comissão Europeia promoveu uma consulta sobre a mudança da hora, entre o horário normal e o de verão. Parece que muita gente ficou agradada, mas talvez a emenda seja pior que o soneto".
  • Paulo de Almeida Sande escreve "A chama imensa": "Se se provar, de sentença passada que o meu clube, o Benfica, este presidente, estes senhores, agiram contra a consciência do colectivo dos benfiquistas, eu espero também que justiça seja feita".
  • Laurinda Alves escreve "O dia dos anos de um filho": "Cada família é uma nação, e uma nação com território próprio, numa geografia que encerra relações de vizinhança, fronteiras e regras, códigos de conduta e valores que são absolutamente singulares".

Notícias surpreendentes 
A SIC apresentou ontem a sua nova grelha onde, claro, a supercontratação Cristina Ferreira será estrela. Mas além da mensagem-vídeo da nova apresentadora (que antes já tinha deixado uma fotografia no Instagram sobre a boa relação com o seu novo director), houve outro momento-chave: Júlia Pinheiro revelou que foi vítima de bullying

Beatriz Batarda está de regresso ao Teatro Nacional D. Maria II. O Bruno Horta entrevistou a actriz que não gosta de entrevistas: “Procuro chegar às feridas do público, não às minhas”, explicou-lhe ela.

Hoje é dia da Catalunha e passam também 304 anos sobre a derrota que constituiu um rude golpe nas aspirações independentistas catalãs. O José Carlos Fernandes conta a história deste outro 11 de Setembro através da música e do duplo "Excelsis Deo" de Jordi Saval.

Um outro aniversário: Karl Lagerfeld festejou ontem 85 anos. A Ana Brasil explica como o 'Kaiser da moda' se tem conseguido manter há três décadas na dianteira de uma indústria em constante mudança.


Resumidas as principais notícias da manhã e o que de mais relevante tem para ler no Observador, o resto da atualidade continuará à distância de um clique. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário