terça-feira, 11 de setembro de 2018

Hora de Fecho: As 9 mudanças que vão marcar este ano escolar

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A flexibilidade chega a todas as escolas, a escola está mais inclusiva e a Educação Física volta a contar para a média. As turmas estão mais pequenas e os manuais são gratuitos para muitos alunos.
A classe docente portuguesa é das mais envelhecidas da OCDE, diz relatório da organização. Professores ganham mais 35% do que outros licenciados, mas menos do que os colegas de outros países.
Líder da Fenprof abordou o primeiro-ministro durante uma visita a Paredes de Coura que tinha como objetivo marcar o arranque do ano letivo. Os dois envolveram-se num debate quente.
O Governo e o PS vieram rejeitar a taxa contra a especulação imobiliária proposta pelo Bloco de Esquerda. Costa diz que imposto de mais-valias, que já existe, "já tributa o que há a tributar".
O presidente do PSD, Rui Rio, não rejeita "liminarmente" a taxa especial proposta pelo BE em relação a negócios no setor do imobiliário, considerando que "não é assim uma coisa tão disparatada".
Miguel Amorim de Lemos, o rapaz português que foi encontrado morto numa floresta nos arredores de Bruxelas, estava dentro de um saco-cama. Ainda não é conhecida a causa da morte do jovem de 21 anos.
O Conselho Superior da Magistratura decidiu suspender, de novo, a magistrada. Galante é arguida na Operação LEX, que investiga crimes como corrupção, branqueamento de capitais e tráfico de influência.
Pedro Lopes tinha um dilema e quis resolvê-lo. Nasceu o EcoBook, que depois se transformou no InfiniteBook, um caderno que permite errar, é amigo do ambiente e fatura 250 mil euros.
O Florence está perto da categoria 5. Na Carolina do Sul, o furacão pode ser "catastrófico". Algumas cidades já foram evacuadas, afetando mais de um milhão de pessoas.
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu Benfica, Sp. Braga e Paços de Ferreira com um jogo à porta fechada. A decisão pode ser suspensa em caso de recurso dos clubes.
"Bohemian Rhapsody", o filme que retrata 15 anos da vida de Freddie Mercury, chega a Portugal em novembro. Antes disso, estreia em Wembley, onde os Queen fizeram história em 1985. 
Opinião

Laurinda Alves
Cada família é uma nação, e uma nação com território próprio, numa geografia que encerra relações de vizinhança, fronteiras e regras, códigos de conduta e valores que são absolutamente singulares.

Nuno Crato
A Comissão Europeia promoveu uma consulta sobre a mudança da hora, entre o horário normal e o de verão. Parece que muita gente ficou agradada, mas talvez a emenda seja pior que o soneto.

Alexandre Homem Cristo
O caso da cigana cujo abandono escolar uma juíza autorizou é sobre uma miúda a quem cortaram horizontes. Mas é também um aviso contra a discriminação do Estado e um alerta: a escola não chega a todos.

Luís Rosa
Um certo PS jacobino nunca desistiu de tentar controlar o MP como um contra-freio aos desvios dos políticos. Esse PS, contudo, ainda não percebeu que o tempo dos PGR 'de confiança' já passou.

João Carlos Espada
Os factos estão a revelar as trágicas consequências da dicotomia infeliz entre internacionalismo desenfreado e nacionalismo desenfreado. Já é mais do que tempo para recusar esse tribalismo primitivo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário