quarta-feira, 17 de outubro de 2018

360º - Furacão Leslie: a aldeia de Leirosa transformou-se numa praia e ainda não apareceu ninguém para ajudar. O que está por detrás dos números do OE

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Ontem à noite, António Costa esteve na Assembleia da República a apresentar o Orçamento aos deputados socialistas. Só falou em boas notícias e aproveitou para lançar farpas ao PSD e ao CDS.

Depois do Parlamento, Costa seguiu para o Largo do Rato, onde reuniu a Comissão Política Nacional do PS. Aí, as coisas terão sido menos pacíficas - houve pelo menos uma voz crítica. À saída, José Abraão, secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública, acusou o Governo de “manipular a opinião pública” a propósito dos aumentos na função pública.

Numa entrevista ao Negócios esta manhã, Mário Centeno diz que "o défice zero não é um íman"E garante que nunca discutiu o valor do défice com BE e PCP.

O Observador tem olhado com atenção para o Orçamento, para perceber o que está por detrás dos números:

Mais informação importante

O furacão Leslie transformou a aldeia de Leirosa numa praia, arrastando toda a areia para dentro das casas e da igreja, e derrubou uma enorme torre de alta tensão, que destruiu telhados e paredes. Dias depois do furacão, quando o Observador lá esteve, ainda não tinha aparecido ninguém para ajudar. As pessoas sentem-se abandonadas e, de facto, vale a pena perguntar: alguém acredita que se fosse em Lisboa ou no Porto seria assim?

O major Vasco Brazão, um dos envolvidos no aparecimento das armas roubadas em Tancos, prestou ontem depoimento durante várias horas. No final, o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes, falou sobre o documento que terá sido entregue ao chefe de gabinete do então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e garantiu: “Só há um memorando”.

O camionista que entrou em contramão na Segunda Circular está impedido de conduzir durante a fase do inquérito. O condutor foi ouvido ontem no Tribunal de Instrução Criminal e diz não se lembrar de nada.

Chegou ontem ao Parlamento o caso Serralves. João Ribas, ex-diretor artístico do museu, garante que a exposição de Mapplethorpe foi alvo de censura; do outro lado, a administração jura que não. O relato do que se passou está aqui.

Há brinquedos feitos com plástico reciclado que estão contaminados com substâncias tóxicas. O alerta é da associação ambientalista ZERO.

O corpo de Jamal Khashoggi foi mesmo esquartejadodentro do consulado saudita em Istambul. A garantia é dada à CNN por uma fonte das autoridades turcas, que estiveram nove horas dentro do edifício.

Trump está a mudar o discurso enquanto as provas começam a apontar de forma irrefutável para a responsabilidade da Arábia Saudita. Depois de inicialmente ter feito algumas ameaças, o Presidente americano indica agora que tentará ajudar o regime a salvar a face. Em entrevista à Associated Press, disse que Riad está a ser vítima de uma inversão do ónus da prova.

Entretanto, no Brasil:
Há um novo cisma religioso: a Igreja Ortodoxa Russa rompeu relações com o patriarca de Constantinopla.Tudo porque Bartolomeu reconheceu a independência à Igreja Ortodoxa Ucraniana. Está em causa, obviamente, a política e Vladimir Putin, como pode perceber aqui.


Os nossos Especiais

“A proteção de dados é um problema de primeiro mundo.” O líder da maior feira de tecnologia do mundo, a CES, questiona a aposta da inovação na Europa e opõe-se ao RGPD e à diretiva de direitos de autor europeia. Uma entrevista a ler com atenção.


A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Habilidade?": "Releia-se a espantosa carta de Costa a Negrão, repare-se no seu tom ditatorial, pasme-se sobre o seu acinte, e perceber-se-á porque evoco o passado recente socialista. Perceber-se-á ao que chegámos".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Um marco orçamental histórico": "Ter um défice permanente de 0% é tão contracionista (ou expansionista) como um défice permanente de 3%. Por uma razão simples: o que é expansionista ou contracionista são as variações do défice".

Maria João Marques escreve "Triturar crianças": "Não ficámos longe de um sistema de ensino que pretendesse escancarar a intimidade dos alunos, não lhes permitindo sequer um espaço mental que não fosse policiado e conhecido da coletividade".

André Abrantes Amaral escreve "O engodo do défice":"Dizem que o o orçamento é prudente, mas prudente seria seguir uma política financeira capaz de impedir que o estado social colapse com a próxima crise. O resto, lamento, é mera confusão e engodo".


Notícias surpreendentes

Anna Burns é a primeira escritora da Irlanda do Norte a vencer o Man Booker Prize, com o romance "Milkman". O anúncio foi feito ontem à noite. “Nunca lemos nada do género”, disse um elemento do júri.

Há uma nova sala no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. E a estreia é feita com uma exposição de têxteis religiosos, com paramentos sumptuosos.

O anúncio da gravidez de Meghan Markle está a causar polémica. Tudo porque a notícia foi dada durante o casamento da Princesa Eugenie. Ou seja: ofuscaram a noiva.

Já começaram as apostas para o nome do novo bebé real. Victoria ou Albert estão à frente. Diana e Spencer, em homenagem à mãe de Harry, também são hipóteses.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário