quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Esquerda chumba complemento para pensões de bombeiros feridos nas chamas

Resultado de imagem para Esquerda chumba complemento para pensões de bombeiros feridos nas chamas
Resultado de imagem para Esquerda chumba complemento para pensões de bombeiros feridos nas chamas
A proposta havia sido apresentada pelo Partido Social-Democrata através do seu grupo parlamentar.

Os deputados Fernando Negrão, António Leitão Amaro, Carlos Peixoto e Duarte Pacheco haviam apresentado ao Governo uma proposta que previa a criação de um complemento extraordinário às pensões de invalidez dos bombeiros voluntários feridos no exercício da atividade.

De acordo com a Proposta de Lei n.º156/XIII/4ª do Orçamento do Estado apresentada pelos deputados do PSD, e a que o Notícias ao Minuto teve acesso, este complemento extraordinário seria destinado aos bombeiros voluntários dos “quadros de comando e ativo”, corresponderia a “50% do indexante dos apoios sociais (IAS)” e aplicar-se-ia aos “beneficiários com pensão por invalidez cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 2 vezes o valor do IAS”.

A título de exemplo, o bombeiro Rui Rosinha, que ficou ferido no incêndio de Pedrógão Grande, tem declarada uma incapacidade de 85% e, se se reformar por invalidez, terá direito a uma pensão de 267 euros. Se o complemento tivesse sido aprovado, explicou fonte do PSD ao Notícias ao Minuto, “praticamente duplicaria a sua pensão”, o que era, aliás, o “mínimo” que o Estado poderia fazer.

No entanto, levada hoje à discussão na especialidade, na Assembleia da República, a medida foi chumbada pelo PS, Bloco de Esquerda e PCP, tendo contado apenas com os votos favoráveis do PSD e do CDS.

Notícias ao Minuto / Bombeiros Para Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário