sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

360º - “É impressionante como nos contentamos com taxas de crescimento do PIB de 1,5%”: entrevista a Abel Mateus. Mitos e verdades sobe a ADSE

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Embrulhando-se em várias cautelas retóricas, o Conselho de Ministros decidiu ontem pagar as indemnizações pela morte das vítimas da derrocada parcial da estrada de Borba. Segundo o governo, essa "responsabilidade" do Estado será apenas:
  1. "Indiciária" (ou seja, ainda falta comprová-la num relatório final);
  2. "Concorrente" (ou seja, haverá outras);
  3. "Indireta" (porque a estrada propriamente dita era responsabilidade da autarquia);
  4. E "por via de uma omissão de diligência" (porque o Estado central tinha "deveres de fiscalização das pedreiras envolventes da estrada municipal").
Estes cuidados na formulação da frase não foram suficientes e, já depois do anúncio da decisão, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, veio tornar ainda mais claro que o Estado central apenas se responsabiliza pela indemnização — não pelo acidente.

O governo admite mesmo vir a pedir mais tarde o dinheiro à autarquia, caso se comprove no final a responsabilidade da câmara municipal.

O relatório preliminar ao acidente, que está na base da resolução do Conselho de Ministros, indica que a autarquia era responsável pela manutenção da estrada mas que o Estado central devia ter fiscalizado a atividade das pedreiras de forma ais diligente.

A Câmara de Borba não pagou nada às vítimas mas o seu presidente diz estar "orgulhoso com a decisão do Governo: "Eu sei lá de quem é a culpa. Agora, a atitude do Estado é uma atitude que me orgulha enquanto português".


Mais informação importante

É mais um sinal de alerta: "É impressionante como nos contentamos com taxas de crescimento do PIB de 1,5%". O economista Abel Mateus, numa longa entrevista ao Observador, diz que a conjuntura atual deveria ser aproveitada para crescer mais agora e preparar o terreno para a próxima recessão. Mas para isso seria preciso reformar o Estado a sério.

Na saúde, continuam as polémicas e a escassez de recursos:

Foi publicado ontem o novo regime de reformas antecipadas, que cria a flexibilização da idade de reforma e elimina o corte pelo fator de sustentabilidade. Veja aqui o que muda.

PS e PSD estão a tentar mudar tenta alterar a lei da paridade a tempo das eleições europeias. A consequência mais imediata é para o CDS: com Nuno Melo como cabeça de lista, o ex-ministro Luís Pedro Mota Soares teria de passar para terceiro lugar (o segundo seria de uma mulher) e, assim, correria o risco de não ser eleito para o Parlamento Europeu.

Uma proposta do BE prevê que quem não consiga pagar o crédito à habitação possa entregar a casa ao banco e ficar com a dívida saldada. O assunto será discutido em Janeiro no Parlamento, escreve o DN.

O Estado paga 20 mil pensões de alimentos a menores todos os meses, substituindo-se assim aos pais. O principal motivo para isso é o desemprego, segundo o JN.

A viagem de Trump ao Iraque foi polémica até ao final.Quando já estava a bordo do Air Force One, o Presidente publicou um vídeo onde, sem querer, revela as identidades e localizações das forças especiais no país. As imagens podem comprometer a segurança dos militares.

O futebol italiano está em alvoroço: o Inter de Milão foi punido com dois jogos em casa à porta fechada devido aos insultos racistas dos adeptos a Koulibaly, jogador do Nápoles; e a morte de um adepto pode levar à suspensão da Serie A.

Cristiano Ronaldo defendeu publicamente o jogador senegalês do Nápoles: “No Mundo e no futebol desejo sempre educação e respeito”.

Os nossos Especiais

A ADSE deve ser uma alternativa ou um complemento ao Serviço Nacional de Saúde? É paga por todos os contribuintes? Dá prejuízo ou lucro? Põe em risco o SNS? E é sustentável no futuro? Mitos e verdades num ensaio de Mário Amorim Lopes.

 
A nossa Opinião

Luís Reis escreve "O Partido sem Bergonha": "Sou um utente frequente do SNS onde sou submetido mensalmente a uma intervenção que implica a utilização de uma pequena peça que custará 10 a 15 cêntimos. Mas já aconteceu as peças estarem 'esgotadas'".

Sebastião Bugalho escreve "O posicionamento estratégico português – mudanças": "Ninguém pergunta até onde é normal o MNE russo ser recebido em Lisboa oito meses depois de o governo subscrever as conclusões do Conselho Europeu que culparam a Rússia pelo atentado em Inglaterra?"

Fernando Leal da Costa escreve "A Saúde e o Estado: o SNS aos 40 anos": "No caso do ex-ministro da Saúde louva-se a passagem de 'somos todos Centeno' para 'falta investimento' na Saúde. Todos os que passámos pela governação ficámos mais lúcidos depois de abandonar funções".

José Milhazes escreve "KGB e Ortodoxia: até onde pode ir o compromisso?": "Quase todos os dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa colaboraram com os serviços secretos soviéticos, incluindo Alexis II, o antigo Patriarca, e Kirill, o actual, que tinha o pseudónimo de 'Mikhailov'".


Notícias surpreendentes

Morreu a cantora brasileira Miúcha, irmã de Chico Buarque, ex-mulher de João Gilberto e mãe da cantora Bebel Gilberto. Musa da Bossa Nova, ficou famosa pela interpretação de canções como “Pela Luz dos Olhos Teus”, “Minha Namorada” ou “Maninha”. Tinha um cancro no pulmão.

O que é que os portugueses mais discutiram no Facebook em 2018? Os Óscares, a exibição de Portugal no Mundial de futebol e a morte de Stephen Hawking. E o que é que mais viram? Um vídeo em direto da acordeonista Rita Melo, que teve mais de 4 milhões de visualizações.
 
Ontem nasceram os filhos de três atrizes: Lonô é o primeiro filho de Rita Pereira; Inês Herédia teve gémeos; e Maya Booth também foi mãe.

Se ainda não sabe o que vai beber na passagem de ano, então este artigo é para si: temos uma lista de 12 espumantessugeridos por quem sabe do assunto.

Se o caso é mais grave e nem sequer sabe o que fazer na passagem de ano, então clique aqui: recomendamos-lhe 10 festas entre Lisboa e o Porto.

Por fim, uma clarificação e um pedido de desculpasrelativo à polémica sobre a virgindade de Maria e o bispo do Porto, que pode ler aqui.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário