sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Vila Franca de Xira: Bloco de Esquerda quer discutir nome da Ponte Marechal Carmona

Resultado de imagem para Vila Franca de Xira: Bloco de Esquerda quer discutir nome da Ponte Marechal Carmona
Bloco de Esquerda quer abrir a discussão: deve a ponte de Vila Franca de Xira com o nome do Marechal Carmona continuar com esta nomenclatura?
O vereador, sem pelouro, do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Carlos Patrão, sugeriu a mudança de nome da ponte Marechal Carmona que faz a travessia sobre o rio Tejo e une a cidade ao Porto Alto. A proposta "polémica" foi apresentada na reunião ordinária e pública da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira no passado dia 19 de dezembro.
Ao SAPO24, o autarca bloquista que propôs a abertura da discussão, destaca a relevância à época da construção da obra pública que considera ter sido "muito importante para a região".
"Na sequência da evocação do aniversário da ponte, sugerimos que não faz sentido este nome que tem, o de uma das principais figuras do regime fascista em Portugal", diz Carlos Patrão. "E continuamos a achar que faz sentido esse debate", esclarece.
Quanto a possíveis sugestões de nomes alternativos, Carlos Patrão diz que tem "algumas ideias", mas que prefere guardá-las para "esse debate". "Achamos até que esse nome devia ser escolhido por uma Comissão alargada, não nos cabe a nós impor o nome. Um Comissão Municipal, que integrasse não só representantes dos partidos políticos como também o movimento social do concelho", desenvolve.
O vereador do bloco aguarda, agora, pelas "reações da sociedade civil para saber se esse debate tem pernas para andar" e salienta que não seria a primeira vez que a ponte via o seu nome alterado. "Em 1975 a Comissão de Gestão da Câmara mudou o nome para Ponte 28 de Setembro, em homenagem aos populares que fizeram as barricadas na própria ponte para travarem a marcha da maioria silenciosa do Spínola. Só que depois com o 25 de Novembro isto volta tudo para trás. Por isso não podem dizer que esta questão nunca foi suscitada em Vila Franca, ao contrário do que já li para aí", explica Carlos Patrão.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, em reação à exposição do vereador bloquista na reunião camarária afirmou que essa é uma reflexão que poderá vir a ser feita. "A democracia nunca está completa e deve ser sempre preservada por cada um de nós, mas já estamos maduros o suficiente para não estar a fazer ajustes com o passado. Retirar o nome de Marechal Carmona... não sei. Tenho muitas dúvidas nesta matéria. Mas acho que interessante tê-la colocado. (...). É uma reflexão que poderemos vir a fazer", disse.
Ao SAPO24 Alberto Mesquita adianta que ficou "muito surpreendido" com a proposta. "Na medida em que o que é verdadeiramente importante é aquilo que estamos a analisar com as Infraestruturas de Portugal que é a reparação total da iluminação da ponte", salientou.
"Passado estes anos todos, estar a mudar o nome da ponte não me parece de todo aquilo que mais importa às pessoas", remata o autarca que relembra que não é a única infraestrutura pública no país com este nome. "Aliás, há vários topónimos na capital do país com o nome do Marechal Carmona. Por essa ordem de ideias não era só a ponte que tinha de mudar de nome, era todos os topónimos em Portugal com esse nome que tinham de ser retirados", remata.
A referida ponte celebra no próximo domingo, dia 30 de dezembro, 67 anos de contínuo funcionamento. Com mais de um quilómetro de extensão, é a única na Área Metropolitana de Lisboa com travessia gratuita em ambos os sentidos.
Marechal Óscar Carmona foi o 11º Presidente da República, entre 1926 e 1951, e um dos líderes do golpe militar de 28 de Maio de 1926.
Rita Sousa Vieira / MadreMedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário