terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Eu, Psicóloga | 8 Passos Para Enfrentar Seus Medos e Ser Bem-sucedido Na Vida



É normal termos medos. Mas, todos sabemos que o medo é algo que nos impede de alcançar nossos objetivos e, portanto, o sucesso que desejamos. Então, como posso enfrentar meus medos?

Seja o que for que nos assusta, existem algumas técnicas que podem nos ajudar a lidar com nossos medos e ansiedade. Antes de mais nada, no caso de você sofrer de alguma fobia ou trauma forte, a melhor escolha é procurar ajuda profissional pois, assim, será devidamente orientado a realizar o tratamento ideal para esses casos.

1. Tire seu tempo

Quando o medo ou a ansiedade nos inundam é muito difícil pensar com clareza. Para resolver este caso, o primeiro passo a tomar é reservar tempo para que a intensidade dessas emoções seja aliviada e nos e assim permitir que nossos pensamentos fluam melhor.

Se nos afastarmos da preocupação que produz ansiedade por alguns minutos, podemos acalmar nossos espíritos e pensar melhor quais alternativas temos.

2. Respire

Se começarmos a perceber como o medo começa a nos afetar fisicamente (como aumento da frequência cardíaca, aumento do suor, palpitações no coração, entre outras coisas), a melhor opção é tentar não combater esses sintomas porque, ao contrário do que acreditamos, isso só facilitará para que acabemos sendo vítimas deles.

Nesses casos, a alternativa mais eficaz é ficar onde estamos, sentir esse medo sem deixar que ele nos domine, colocando a palma da mão no estômago e respirando lenta e profundamente. O objetivo é ajudar nossas mentes a se acostumar e a enfrentar a situação. 

3. Enfrente seus medos

Evitar nossos medos somente serve para os fazer crescer e nos assustar.
Quando se tratam de medos cotidianos, a melhor saída é encararmos, eles devem começar a desaparecer.

4. Tente imaginar o pior

Outra das técnicas que são muito úteis para enfrentar nossos medos é imaginar qual é o pior que pode acontecer e também analisar as reais possibilidades de que isso realmente aconteça.

Além de estar mais consciente de que, certamente, não há risco real, podemos desenvolver possíveis estratégias de ação para as diferentes batalhas que travamos.

5. Visualize um lugar seguro

Quando começamos a sentir que o medo invade nosso corpo e mente, podemos ter um pequeno espaço de tempo para fechar os olhos e imaginar que estamos em um lugar seguro e calmo. Durante este período de tempo, deixamos que os sentimentos positivos que este lugar nos transmite nos acalme e nos faça relaxar.

6. Fale com alguém

Compartilhar nossos medos com outras pessoas pode nos ajudar a tirar muito peso de nossos ombros e nos permitir enxergar diferentes pontos de vista sobre o que está acontecendo conosco. Se não pudermos compartilhá-los com um parente, amigo ou pessoa de confiança, não devemos hesitar em consultar um psicólogo.

7. Evite fugir da realidade

Muitas pessoas recorrem ao álcool ou às drogas para escapar da realidade e aliviar o sentimento de medo ou ansiedade. No entanto, isso só piorará a situação.

8. Dê a si mesmo uma recompensa

Finalmente, quando você estiver conseguido enfrentar seu medo, dê a si mesmo um tratamento ou uma recompensa. Não importa se as coisas não foram como você queria ou esperava, o fato de ter superado seu medo o torna uma pessoa mais corajosa e isso é algo que deve ser recompensado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário