quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

360º Os bastidores da reunião em que Carlos Costa pediu escusa da auditoria à CGD; as reações da Igreja e a parte 3 da investigação aos abusos sexuais

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o Conselho Superior da Magistratura arquivou a investigação sobre a distribuição do processo da Operação Marquês ao juiz Carlos Alexandre considerando que não houve irregularidades. É uma derrota para as pretensões de Sócrates e Vara de anularem o processo.

A reunião em que Carlos Costa pediu escusa sobre as decisões do Banco de Portugal em relação à auditoria à Caixa Geral de Depósitos foi "muito, muito tensa”. O Edgar Caetano e o Nuno Vinha contam os bastidores do que se passou a 6 de novembro, onde além da decisão do governador se discutiu também a polémica idoneidade de Norberto Rosa, próximo de Carlos Costa. O caso, pode ler, dava um filme.


Mas uma possível demissão de Carlos Costa só teria efeitos depois do fim do seu mandatopelo calendário que o governo e os partidos apresentaram para decidir sobre o futuro do governador. Segundo as contas do Público, demorará dois anos.

Em tempo de gripe, atenção ainda ao Infarmed, que mandou retirar do mercado os medicamentos Pneumorel para infeções das vias respiratórias. Foi identificado um potencial efeito nocivo no ritmo cardíaco associado à utilização da substância fenspirida.


Outra informação relevante 
“Em Silêncio”, a investigação do Observador sobre abusos sexuais na Igreja, revela testemunhos inéditos. Na III parte deste trabalho contamos hoje um caso (raro) em Vila Real em que a Igreja foi mais dura com o padre do que o tribunal. 
No futebol, o Benfica interpôs uma providência cautelar contra a decisão do Conselho de Disciplina da FPF interditar o Estádio da Luz por quatro jogos. Em causa está uma queixa do Sporting por apoio do clube da Luz a claques não legalizadas

FC Porto perdeu por 2-1 em Roma na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, um resultado que deixa tudo em aberto para o segundo jogo no Dragão. Na crónica de jogo, o Bruno Roseiro escreve que foi Casillas que mostrou a face de uma equipa de topo mesmo na derrota. No final, Sérgio Conceição mostrou-se optimista: “Somos das equipas mais competitivas do mundo e estou convencido que vamos passar”.

No outro jogo do dia, houve surpresa: o PSG foi a Manchester ganhar ao United por 2-0. Sem Neymar e Cavani, Mbappé marcou, mas Di María foi a maior figura dos franceses numa espécie de fantasma que voltou a Old Trafford: ouviu assobios e pediu mais, chocou com o gradeamento e mandou beijinhos e bebeu de um garrafa de cerveja que lhe atiraram porque “la revenge” serve-se fria.

Na política, destaque para o Bloco, onde houve uma debandada em bloco dos críticos da liderança do partido25 militantes, entre eles dois irmãos de Francisco Louçã, escreveram uma carta apontando as razões da sua decisão em que contestam o rumo do partido, e mostram "desconforto" pelo “tacticismo“ e “ausência de pensamento crítico”.


João Cravinho teve entretanto necessidade de justificar os estudos milionários encomendados sobre o tema, para os quais o Parlamento chumbou o orçamentoO ex-ministro socialista diz que a regionalização “não é matéria para amadores ou para quem de vez em quando lê um livro”. No entanto, mantém o cenário de demissão em cima da mesa.


Ainda na Saúde, mais de cem personalidades entregaram uma carta para acabar com as PPP no sectorSão 125 nomes da medicina, cultura ou política que querem que a gestão dos hospitais do SNS seja "exclusivamente pública", noticia o Público.

Também importante na Saúde, mas a outro nível: foram detectados cinco casos de papeira numa escola em Vila Real de Santo AntónioHá ainda duas outras situações em análise, já confirmadas pela Administração Regional de Saúde do Algarve.



E uma prova de que o endividamento voltou em força: a notícia de que os devedores de cartão de crédito atingiram máximo dos últimos 10 anosEm 2018 foram dados 4,66 mil milhões de euros no crédito ao consumo, o valor total em dívida nos cartões de crédito é superior a 3,25 mil milhões de euros e no crédito automóvel é de 6,1 milhões, avança o JN (sem link). 

O narcotraficante Joaquín 'El Chapo' Guzman foi considerado culpado de todos os crimes de que estava acusado. Se for condenado, o ex-líder do cartel de Sinaloa arrisca prisão perpétua e  passará o resto da vida numa prisão de alta segurança nos EUA.


Em Espanha, bloqueado pela direita e pelos independentistas, que recusam aprovar o orçamento dos socialistas, Pedro Sánchez está perto de convocar eleições antecipadasA votação derradeira é esta quarta-feira e o ambiente já é de campanha eleitoral.

Quanto ao dia 1 do julgamento dos independentistas da Catalunha, aconteceu o esperado. Os advogados dos 12 políticos responsáveis pelo referendo de 2017 que estão no banco dos réus acusam o tribunal de "parcialidade" e dizem que não tem "credibilidade"

Sem qualquer ponta de ironia, Maduro deu uma entrevista à BBC em que garantiu não haver fome na Venezuela e disse que milhões de imigrantes procuram o seu (encantador) país. Os venezuelanos não devem ter percebido o humor negro e voltaram a sair à rua em protesto, mesmo depois de Juan Guaidó anunciar que ajuda humanitária chegará no dia 23 de fevereiro

A Rússia aproveitou para enviar entretanto um aviso aos EUA dizendo que o “recurso à força” na Venezuela terá consequências

John McCain já tem candidato para ocupar o lugar que deixou vago no senado dos EUAO antigo astronauta Mark Kelly anunciou que essa será a sua “próxima missão”, tendo como objectivos principais debater as alterações climáticas, o aumento do custo dos cuidados de saúde e as desigualdades económicas .

Os nossos Especiais

Bruno de Carvalho lança sexta-feira o livro "Sem Filtro – As histórias dos bastidores da minha presidência". Na pré-publicação em exclusivo de um dos capítulos — cujo título, «Mas eu fui só fazer xixi», já diz muito — pode ler já os episódios mais caricatos da reestruturação financeira do Sporting segundo o ex-presidente

Fredrik Hjelm fundou a VOI em 2018 e já levou as suas trotinetes a cinco países. Em entrevista à Catarina Peixoto, falou sobre o mercado, a segurança, outros projectos e a aposta em Portugal. E desfez a teoria da praga destes veículos: “Há um limite para o número de trotinetes que podem existir numa cidade. Mas ainda estamos longe desse limite”.

A nossa opinião
  • Maria João Avillez escreve "Londres depressa": "Como se chegou ao encalhe da Grã-Bretanha nela própria? O ar esta carregado de palavras que vão e voltam sem sair do mesmo sítio, o país não parece “desatável” da União Europeia".
  • Tiago Dores escreve "Uma greve grave com groove": "Com as cirurgias a ser canceladas a este ritmo lá para o Verão já não há ninguém vivo para ser operado. Pumba! Acabam-se as listas de espera e temos um SNS na perfeição para Costa exibir nas eleições". 
  • Maria João Marques escreve "Partilha das tarefas domésticas e natalidade": "Temos a receita perfeita para a maioria das mulheres portuguesas decidirem ter só um filho. E a responsabilidade pot isso é também dos homens que não estão a fazer a sua parte das tarefas familiares".
  • André Abrantes Amaral escreve "A direita não devia apoiar a recandidatura de Marcelo": "Marcelo não só representa o atavismo da sociedade portuguesa, como contraria a urgência de abertura do país a uma mudança comportamental e a um corte profundo com a protecção injusta a certos sectores".
Notícias surpreendentes 
Faltam cinco gerações para os homens portugueses partilharem tarefas domésticas. Segundo o estudo "As mulheres em Portugal, hoje", entre homens e mulheres existe ainda um desequilíbrio expressivo de rendimentos e as mulheres estão sempre ou quase sempre cansadas.

Um software desenvolvido por portugueses ganhou o concurso mundial da IBM. Trata-se do serviço Bee2FireDetection, desenvolvido para detetar fogos florestais com o apoio de inteligência artificial.

A “renascida” ginasta Katelyn Ohashi fez mais uma nota 10 perfeitaApós abandonar a alta competição, é a segunda vez num mês que consegue a proeza e faz furor nas redes sociais.

A portuguesa Inês Franco, maquilhadora pessoal de Cristina Ferreira, voou até Los Angeles para uma "masterclass" de maquilhagem. Mas além de aprender, acabou sentada na fila da frente e a conhecer Kim Kardashian.

Continue com toda a informação do dia no Observador. 
E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quarta-feira

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário