terça-feira, 19 de março de 2019

DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS VAI SER ASSINALADO EM TORRES VEDRAS

O Dia Nacional dos Centros Históricos vai ser assinalado em Torres Vedras no próximo dia 30 de março com uma ação de educação patrimonial que consistirá numa atividade de desenho de rua no centro histórico da cidade.
Refira-se a propósito da mesma que o Desenho de Rua é “uma forma de educação patrimonial criativa e interativa, que contribui para o conhecimento, a divulgação e valorização do património cultural. Só podemos proteger aquilo que conhecemos, e para conhecer, nada melhor do que desenhar, um exercício pessoal e singular que obriga, sobretudo, a parar, a observar e a interiorizar imagens, fruto de uma relação direta entre observador e o espaço que o envolve. Os desenhos realizados in situ incorporam, não só as formas, mas também o ambiente, as emoções e as experiências vividas naquele momento. Os desenhos são imagens com alma, que contribuem para sensibilizar para a necessidade de salvaguarda do património e da sua transmissão às gerações vindouras”.
Para a participação nesta atividade, que é aberta a adultos e crianças (com mais de 8 anos), é necessário caderno, canetas e lápis. Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Associação de Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras que conta com a parceria institucional da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico.
A participação é livre, mas sujeita a inscrição que deve ser efetuada pelo e-mail: andrebaptista@cm-tvedras.pt.
O programa da atividade é o seguinte:
 9h30 - Encontro junto à Havaneza
10h00 - Comércio Tradicional (Rua 9 de abril)
12h30 - Partilha de desenhos junto à Igreja de S. Pedro
13h00 - Almoço livre
14h30 - Desenhar o Fórum Cultural (Travessa do Quebra-Costas)
            Oficina de Desenho “À Descoberta do Património”
17h30 – Partilha de Desenhos

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário