terça-feira, 12 de março de 2019

João Carvalho homenageado no II Congresso Internacional de Contabilidade Pública


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) organizam, em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), o II Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP) nos dias 14 e 15 de março de 2019, em Lisboa.

Este congresso pretende promover uma reflexão e debate aberto sobre as mudanças e os desafios que se colocam à contabilidade pública no âmbito da reforma da gestão financeira pública, numa interligação entre académicos e profissionais da área, estando envolvidos os principais atores com influência na reforma.

Subordinado ao tema «Reforma da Gestão Financeira Pública – desafios para a investigação e a prática», o evento divide-se em sessões plenárias e paralelas, estando prevista a apresentação de mais de cinquenta trabalhos científicos organizados em três sessões paralelas, relativos a 14 temas diferentes. Será um momento privilegiado para discutir o estado da arte, os resultados científicos obtidos e discutir pistas de investigação futura na área da contabilidade pública e do seu impacto na reforma da gestão pública.

A sessão de abertura do Congresso fica a cargo da Bastonária da OCC, Paula Franco, da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Presidente da CILEA, Philippe Arraou, e conta ainda com a presença do Vice-Presidente do Tribunal de Contas, Ernesto Cunha e com o Secretário de Estado e Orçamento, João Leão.

A abertura é marcada pela conferência magna a cargo de Teodora Cardoso sobre a “Transparência e Accountability na gestão financeira pública.

O primeiro dia dos trabalhos tem como ponto alto a homenagem ao professor João Carvalho, reconhecido como pai da contabilidade em Portugal e o Homem das boas contas públicas. A homenagem decorre na presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. O professor João Carvalho, ex-presidente do IPCA, desempenhou também o cargo de presidente da Assembleia Representativa da Ordem dos Contabilistas Certificados e era membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, tendo coordenado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses durante 14 anos.

A manhã termina com um painel dedicado aos "Desafios de mudança para as instituições e profissionais”, tendo como oradores a Juíza conselheira do Tribunal de Contas, Maria da Luz Faria, o Assessor da Presidência da Republica, Hélder Reis e o Partner da EY/IDEFF, Carlos Lobo.

Da parte da tarde, o tema em destaque na mesa redonda é “A contabilidade pública: a experiência internacional”, onde estarão em palco representantes dos vários países da América Latina e membros do CILEA.

O segundo dia fica marcado por um painel de oradores que se vão debruçar sobre o tema “A Contabilidade Pública em Portugal: da teoria à prática”, onde estarão em destaque os principais desafios que se colocam à contabilidade pública no contexto nacional. A conferência magna de encerramento é marcada pela intervenção do Administrador da Fundação Gulbenkian, Guilherme d´Oliveira Martins, seguindo-se a entrega do prémio “Melhor Artigo II CICP”.

Este evento é uma organização conjunta entre a Escola Superior de Gestão do IPCA, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA e a Ordem dos Contabilistas Certificados, com o apoio do CILEA (Comité de Integração Latino Europa-América).

Vários docentes da Escola Superior de Gestão e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo integram a Organização e a Comissão Científica do evento. Os estudantes do IPCA marcam também presença no evento, quer como participantes, quer como colaborares na organização.

O programa completo do congresso, incluindo das sessões paralelas, pode ser consultado no microssítio do congresso em:http://iicicp.occ.pt/pt/

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário