domingo, 10 de março de 2019

Centro de Informações Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica

CIAV respondeu a mais de 30 mil chamadas em 2018.
O Centro de Informações Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atendeu, em 2018, um total de 30.445 chamadas referentes a intoxicações agudas ou crónicas, diagnóstico, quadro clínico, terapêutica e/ou prognóstico de exposição a tóxicos.
Com uma média de 83,41 pedidos de informações por dia, esta é a atividade mais visível deste centro de informações antivenenos do INEM. Um serviço único no país, com uma cobertura nacional, e que funciona ao longo das 24 horas do dia, 7 dias por semana. O funcionamento do CIAV é assegurado por pessoal médico especializado que está sempre disponível através de uma linha telefónica exclusiva (808 250 143).
Ainda, e de acordo com a legislação em vigor, para que o CIAV possa dar resposta de uma forma eficaz e em tempo útil a situações de exposição ou intoxicação relacionados com os mais variados produtos, é fundamental dispor de toda a informação necessária e imprescindível ao estudo e avaliação toxicológica destes produtos.
Para cumprir com este pressuposto, em 2018 o CIAV analisou 43.798 notificações de produtos provenientes de 619 empresas. Após análise, é emitido um comprovativo de registo no CIAV que é fundamental no processo de licenciamento dos produtos.
O CIAV é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correta e eficaz a vítimas de intoxicação. Presta, ainda, informações toxicológicas sobre todos os produtos existentes, desde medicamentos a produtos de utilização doméstica ou industrial, produtos naturais, plantas ou animais.

Para saber mais, consulte:

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário