sexta-feira, 10 de maio de 2019

Águeda | Europeu "We Bike Together” reuniu em Águeda


Enquadrado no Plano Municipal de Desporto, mais concretamente no Desenvolvimento e promoção da imagem de Águeda enquanto espaço privilegiado do desporto para todos, a Autarquia de Águeda é parte integrante do projeto Europeu “We Bike Together”. 
Neste âmbito, decorreram entre os dias 3 e 5 de maio, em Águeda, várias reuniões de trabalho que contaram com a presença de representantes do Município, assim como dos demais parceiros: Fondazione Per lo Sport Silvia Rinaldi (Itália), Play & Train (Espanha) e National Sports Academy Vassil Levski (Sofia, Bulgária). 
Na ordem de trabalhos para estas reuniões de trabalho estavam definidos os seguintes temas: 

- Validação final de todos os trilhos propostos pelos parceiros 

- Definição da estrutura e conteúdos para desenvolvimento de um website promocional do projeto 

- Discussão e definição das orientações técnicas que devem fazer parte do “Bike Angels” (programa para treino de voluntários para acompanhamento das pessoas com deficiências que praticam ciclismo adaptado) 

Ainda no âmbito desta visita, foi efetuada uma avaliação por parte das equipas espanhola e italiana dos trilhos propostos em Águeda, na zona envolvente ao Bike Park de Águeda e à Pateira, tendo o feedback sido bastante positivo.
A próxima reunião de trabalho ficou já agendada para os dias 14 a 18 de Outubro, no Parco Nazionale Foreste Casentinesi, em Bolonha. De mencionar que os parceiros de Itália e de Espanha fizeram uma avaliação de 2 dos percursos propostos por Águeda, tendo dado um feedback bastante positivo. 
O projeto “We Bike Together – Training and trail mapping in Europe” tem a duração de dois anos (janeiro de 2018 a dezembro de 2019) e pretende promover atividades de voluntariado no desporto, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a consciencialização da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, aumentado assim a participação e o igual acesso para todos ao desporto. 
Sob o lema de Desporto para Todos, visa particularmente referência à deficiência física e ao uso de bicicletas adaptadas (incluindo handbikes, tandem e quad bikes), combatendo o sedentarismo e a exclusão social. 
Sobre esta reunião do projeto, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia, referiu: “A participação de Águeda neste projeto é bastante importante para nós, a possibilidade de conciliar a prática desportiva com o voluntariado, e a partilha de experiências neste âmbito tem sido bastante enriquecedora e irá permitir uma maior consciencialização para a prática desportiva enquanto mecanismo de inclusão social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário