sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Eurocidade Tui Valença Realiza Reunião Histórica e Inédita na Europa

Primeira Assembleia Entre Cidades de Países Diferentes
As forças políticas de Valença e Tui promovem a Primeira Assembleia da Eurocidade, segunda-feira, 10 de fevereiro, às 20h00 (PT), no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Valença.
Esta é uma assembleia histórica e inédita na Europa que pela primeira vez coloca todas as forças políticas, de duas cidades, de dois países distintos, a debater o presente e futuro do seu espaço territorial a Euro cidade Tui Valença.
Ato Histórico na Europa
O ato inédito pretende evocar o oitavo aniversário da constituição formal da Eurocidade Tui Valença. Na Assembleia da Eurocidade participarão todos os elementos da Assembleia Municipal de Valença, bem como do Pleno da Corporación Municipal de Tui. A primeira decorrerá em Valença, terá carácter rotativo e anual. Em Valença seguirá a normativa da Assembleia Municipal de Valença e em Tui a da Corporación Municipal de Tui. A Assembleia terá, também, uma parte aberta à intervenção do público.
Primeira Assembleia de uma Eurocidade
Pela primeira vez os elementos da Assembleia Municipal de Valença e do Pleno de Tui, promovem uma assembleia para debater a Eurocidade. Esta é, também, a primeira vez que uma Eurocidade realiza uma assembleia alargada a todas as suas forças políticas com representação popular nos seus órgãos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Rodrigues Lopes, “este é um ato pioneiro na Europa, de aprofundamento democrático, de cooperação, de avanço do projeto Eurocidade que é uma vontade comum das duas cidades continuar no roteiro do estreitamento de laços e partilha para máximo beneficio das nossas populações e territórios.”
Debater o Presente e Futuro da Eurocidade
Da agenda de trabalhos consta a proposta de troca de bandeiras para colocação em todos os atos municipais de Valença e Tui. Em debate estará, também, a implementação do projeto UNICIDADE, bem como os desafios que se deparam à Eurocidade no espaço temporal de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário