quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prémio Literário UCCLA vai ser uma parceria UCCLA-Guerra e Paz, Editores


A UCCLA, organizadora do Prémio Literário Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, anuncia a celebração de uma parceria com a Guerra e Paz editores para a publicação do livro vencedor da 5.ª edição do Prémio que, além da UCCLA, associa também o Movimento 800 anos da Língua Portuguesa e tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

A UCCLA e a Guerra e Paz editores estabeleceram um protocolo que visa não só a publicação da próxima obra premiada, mas igualmente os livros vencedores do período 2020-2023.

Para Vítor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, este acordo «visa alargar a distribuição das Obras vencedoras, dando-lhes cada vez mais proximidade aos leitores, através de uma forte visibilidade em livraria, mas igualmente através de acções de comunicação que promovam o Prémio junto da crítica, dos comentadores e da Imprensa em geral. Queremos que este Prémio marque o imaginário de gerações e seja um elo fraterno entre os criadores de língua portuguesa.»

Para a Guerra e Paz, esta é, segundo o editor Manuel S. Fonseca «uma extraordinária oportunidade de servir toda a lusofonia, alargando o que é já uma das linhas editoriais mais acarinhadas pela editora, como bem o comprova a nossa particular ligação a autores angolanos. Queremos servir o Prémio UCCLA com os pés bem assentes na difícil realidade editorial actual, mas abertos ao sopro de sonho que o romance e o poema sempre convocam.»

As candidaturas para a edição deste ano estão abertas até às 24h00 do próximo dia 23 de Fevereiro, por correio electrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt. O regulamento pode ser consultado aqui. Podem candidatar-se concorrentes de qualquer nacionalidade, sem Obra publicada. São aceites obras em Prosa de ficção (romance, novela, conto ou crónica) e Poesia.

As candidaturas devem ser formalizadas até às 24h00 do dia 23-02-2020, por correio eletrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt, segundo o regulamento.

O júri deverá anunciar o vencedor do Prémio UCCLA de 2020, no dia 6 de Junho, na Feira do Livro, devendo a publicação da Obra ter lugar na rentrée literária, em Setembro, já com a chancela da Guerra e Paz editores.

Vencedores do Prémio UCCLA
2019 - “Praças”, de A. Pedro Correia, de nacionalidade Portuguesa e natural de Angola.
2018 – “Equilíbrio Distante”, de Óscar Maldonado, de nacionalidade Paraguaia, a residir em São Paulo, no Brasil.
2017 - “Diário de Cão” de Thiago Rodrigues Braga, de nacionalidade Brasileira, natural de Corumbá, Goiás, Brasil.
2016 – “Era uma vez um Homem” de João Nuno Azambuja, de nacionalidade portuguesa.

Mário Alexandre Borges 

Nenhum comentário:

Postar um comentário