terça-feira, 10 de março de 2020

Porto de Mós | Mulheres cuidadoras homenageadas


Pelo terceiro ano consecutivo, a Assembleia Municipal de Porto de Mós assinalou o Dia Internacional da Mulher, com uma cerimónia de homenagem às mulheres do concelho de Porto de Mós.

Este ano a homenagem debruçou-se sobre a temática dos cuidadores informais, pessoas que dedicam a sua vida ao cuidado do outro, grande parte das vezes a tempo inteiro.

Neste sentido, as juntas de freguesias foram convidadas a nomear duas mulheres que se distingam como cuidadoras informais, num total de vinte homenageadas.

A cerimónia abriu com a intervenção da Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro. Seguiram-se os líderes de bancada, do PS e do PSD, concretamente, e depois interveio o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala.

Seguiu-se um momento emotivo com a visualização do filme “Mulheres Cuidadoras do Concelho de Porto de Mós”, um pequeno documentário sobre cada uma das homenageadas, a forma como vivem o dia-a-dia, como lidam com a doença e como gerem as dificuldades.

Conhecidas estas mulheres foi chegada a hora de lhes dar lugar no palco, para a merecida homenagem, a entrega de um diploma e de uma lembrança deste dia, concretizada numa manta de Mira de Aire, bordada.

Houve, ainda, espaço para ouvir a Cristina Gaspar Santos, Coordenadora da Equipa Coordenadora Local Dr. Arnaldo Sampaio da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A cerimónia foi animada pela Orquestra Clássica do Conservatório de Música de Porto de Mós e pela escola de dança Diarte Dance.


Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário