A Sala do Capítulo do Museu de Leiria recebe desde esta terça-feira, dia 10 de março, até início de maio, a exposição Novos Usos | Usos Conscientes, que tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a necessidade de travar a poluição crescente dos nossos ecossistemas e aplicar os princípios da redução, reutilização e reciclagem do plástico, especialmente o de uso único.
Nesta exposição com a qual se pretende explorar o tema da educação ambiental, ampliando as perceções sobre este material, tão definidor da contemporaneidade, são dados a conhecer Novos Usos para o plástico, com exemplos do que a indústria portuguesa tem produzido, reutilizando este material de forma imaginativa e consciente. Pode também comparar-se uma série de objetos do dia-a-dia, fabricados geralmente em plástico de uso único ou não reciclável, com as suas alternativas mais sustentáveis - Os Usos Conscientes.
Novos Usos | Usos Conscientes integra a programação de parceria entre o Museu de Leiria e o CIA - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, centrada na exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal, que se encontra patente no Museu de Leiria até dezembro de 2020, e que nos dá a conhecer a importância histórica do plástico, assim como as repercussões científicas, sociais, artísticas, económicas, tecnológicas e ambientais do seu uso na sociedade contemporânea.
Durante a exposição Novos Usos | Usos Conscientes, que pode ser visitada todos os dias entre as 09h30 e as 17h30, serão desenvolvidas, quer no espaço do CIA, quer no Museu de Leiria, diversas atividades pedagógicas para o público escolar e famílias, bem como palestras e formações sobre reutilização e valorização de desperdícios plásticos. No Museu de Leiria terá ainda lugar uma oficina de modelação de plástico.
Paralelamente, o CIA recebe a exposição Africa2Eco, criada pela ONGD Educafrica. O projeto África2Eco tem por objetivo minimizar o problema dos resíduos através da instrumentalização de medidas que permitam envolver os cidadãos na limpeza da sua cidade, na adequada valorização dos recursos que são resíduos e na criação de valências que potenciem futuros negócios, com benefícios sociais e económicos para a comunidade.
Siga a programação do Museu de Leiria e do CIA em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário