quinta-feira, 23 de abril de 2020

Carregal do Sal | Despacho: Morreu Artur Jorge Saraiva Pereira da Silva

Morreu o Dr. Artur Jorge Saraiva Pereira da Silva. A infausta notícia foi conhecida na tarde de ontem, 21 de abril de 2020. Tinha 87 anos de idade, era natural e residente na Vila e Freguesia de Oliveira do Conde, deste Concelho.
É com consternação e profunda tristeza que a Câmara Municipal de Carregal do Sal torna público este infausto acontecimento, lamentando profundamente a perda de um Homem que sempre teve, para o nosso Concelho, uma dedicação inexcedível, em muitas das vertentes da vivência comunitária, com especial enfoque para a associativa e para a autárquica. 
Na vertente associativa, para além de ter sido praticante da modalidade de futebol, nos seus tempos de juventude, teve depois oportunidade de pertencer a órgãos associativos, como foi o caso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, da Universidade Sénior e, mais recentemente, da Fundação José Nunes Martins, tendo apoiado outras nas suas necessidades administrativas mais prementes, nomeadamente na elaboração de documentação orientadora, onde depositou todo o seu saber e mestria. 
Homem dedicado ao Concelho e às associações, são da sua autoria alguns livros que trouxe à estampa e que serão para os vindouros testemunhos indeléveis dessa mesma dedicação e altruísmo, onde a sua Freguesia natal, o Concelho e as Associações mereceram lugar de destaque. 
No Poder Local Democrático fez parte da Comissão Administrativa, empossada em 27 de novembro de 1975, tendo sido eleito, nas primeiras eleições autárquicas realizadas em 12 de dezembro de 1976, Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, cargo que ocupou, ininterruptamente, até dezembro de 1989.
Foi Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal no mandato de 2009 a 2013.
Foi empossado, em 2013, como membro da ALA – Academia de Letras e Artes de Portugal.
Atualmente desempenhava as funções de Provedor de Munícipe, desde julho de 2017.
Nas cerimónias e na Sessão Solene do Dia do Município do ano de 2016, Câmara e Assembleia Municipal distinguiram a sua postura de autarca e cidadão do Concelho e o Dr. Artur Jorge Saraiva Pereira da Silva foi condecorado com a Medalha de Mérito Municipal Autárquico, Grau Ouro.
Nesta hora de dor, curvamo-nos respeitosamente perante a sua memória, expressando o nosso mais sentido VOTO DE PESAR e no uso dos poderes que me são conferidos, em nome da Câmara Municipal de Carregal do Sal, 
DETERMINO ainda que:
1 – Seja colocada a Bandeira do Município a meia-haste, durante três dias, em sinal de luto.
2 – Seja solicitado às Juntas de Freguesia do Concelho a sua associação, de igual modo, a esta iniciativa de pesar.
3 – Sejam endereçadas aos seus familiares as nossas mais sentidas condolências.

Paços do Município de Carregal do Sal, 22 de abril de 2020.

O Presidente da Câmara,
Rogério Mota Abrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário