quinta-feira, 23 de abril de 2020

Editora de Estarreja oferece 25 mil livros infantis

Donativo da Mel Editores vai chegar às crianças do concelho


Neste Dia Mundial do Livro, a Câmara Municipal de Estarreja sublinha o gesto de solidariedade da editora estarrejense Mel Editores, que fez uma doação de 25 mil livros infantis para serem distribuídos por 1570 crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico do concelho.

Livro, esse objeto que nos transporta para outros lugares, outros mundos, histórias e personagens, e que em dias de recolhimento em casa ganha uma dimensão ainda maior. Como tal, “neste período tão complicado para todos”, a Mel Editores entendeu fazer algo pela sua comunidade, oferecendo “às crianças do nosso concelho livros infantis”, afirma Rui Gonçalves, diretor da empresa que está sediada no Eco-Parque Empresarial de Estarreja.

Esta ação “visa sobretudo ajudar às diversas terapias ocupacionais que os pais vão ‘inventando’ para manter as nossas crianças em casa” e, por outro lado, “estimular o importante hábito de leitura, tão importante para as nossas crianças”, explica o porta-voz da empresa. Nesse sentido, “doamos um total de cerca de 25 000 livros de forma a que as crianças recebessem mais do que um livro e que o estímulo pela leitura fosse forte”. Serão ainda oferecidos livros a educadores, professores (1ºCEB) e diretores de turma (2ºCEB) das escolas da rede escolar pública do concelho e à Biblioteca Municipal.

Os 25 mil livros doados pela Mel Editores serão entregues a todas as crianças da educação pré-escolar, alunos do ensino básico dos 1.º e 2.º ciclos, pessoal docente e Biblioteca Municipal. Cada criança receberá mais do que um livro.

Para o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, “esta oferta tem um significado especial e revela um sentido de responsabilidade social para com a comunidade estarrejense, sobretudo para com os mais jovens que estão numa etapa fundamental da sua formação escolar e educativa. É um excelente contributo para ajudar também as famílias, que sob a orientação pedagógica dos docentes, poderão melhor exercer a sua função educadora.


Num tempo em que quase o único foco nas ferramentas educativas está nos recursos eletrónicos, o contacto com os livros vem lembrar-nos a importância do manusear as folhas, do estar juntos e do viver com o tempo e no tempo “mais normal”, onde recreamos histórias e tornamos as memórias mais presentes, desenvolvendo também competências fundamentais para o nosso quotidiano.”

A Câmara Municipal assegurou a receção dos livros e posterior distribuição pelas escolas, que agora adotarão o procedimento mais seguro de entrega aos seus alunos, respeitando as orientações emanadas da Direção Geral da Saúde.


O Município de Estarreja vai recebendo, e muito agradece em nome de todos os Estarrejenses, o apoio da sociedade civil, desde associações, empresas, empresários ou anónimos, neste período de pandemia COVID-19.

Distribuição dos livros oferecidos pela Mel Editores

ALUNOS
Pré-Escolar
. Até aos 2 anos: 2 exemplares da Coleção Bochechas em tecido. Por criança.
. Até aos 4 anos: 4 exemplares Coleção Bochechas Autocolantes. Por criança.
. Até aos 6 anos: 3 exemplares Coleção Bochechas Autocolantes + 1 Coleção Duas Histórias de encantar. Por criança.

Crianças 1º Ciclo
. 1º e 2º Anos: 1 Coleção ‘As Fadas’ caixa c/24 livrinhos + 2 Coleção Bochechas Autocolantes. Por criança.
. 3º e 4º Anos: 3 Coleção 2 Histórias de encantar + 1 Coleção ‘As Fadas’ caixa c/24 livrinhos. Por criança

Crianças 2º Ciclo
. 5º e 6º anos: 1 Tesouro recreativo + 1 Contos Tradicionais. Por criança

PESSOAL DOCENTE
Educadores, professores (1ºCEB) e diretores de turma (2ºCEB) das escolas da rede escolar pública do concelho
 . Educadores: 1 Livro Bochechas Autocolantes + 1 Livro 2 Histórias de Encantar
. Professores 1º/ 2º ano: 1 Livro Bochechas Autocolantes + 1 Pack Coleção “As Fadas”
. Professores 3º/ 4º ano: 1 Livro 2 Histórias de Encantar + 1 Pack Coleção “As Fadas”
. Diretores de Turma 5º/6º ano: 1 Livro “Tesouro Recreativo” + 1 Livro “Contos Tradicionais”

BIBLIOTECA MUNICIPAL
62 livros Bochechas Autocolantes, 1 Pack Coleção “As Fadas”, 64 livros 2 Histórias de Encantar, 4 livros “Tesouro Recreativo” e 4 livros “Contos Tradicionais”.

Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário