quinta-feira, 23 de abril de 2020

Comemorações do 46.º Aniversário da revolução dos cravos em Cantanhede


Momento evocativo do 25 de Abril celebra-se em Cantanhede num formato inédito através de plataformas digitais



No âmbito das medidas preventivas de contágio por Coronavírus (Covid19), que a autarquia tem vindo a adotar, as Comemorações do 46.º Aniversário do 25 de Abril, organizadas pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal de Cantanhede, não decorrerão em modo presencial, mas terão lugar num formato inédito através das plataformas virtuais.
O amplo programa inicialmente previsto pelo Município de Cantanhede para as comemorações do 46.º Aniversário do 25 de Abril foi naturalmente alterado em virtude da situação epidemiológica do país e das medidas de contenção aplicadas para limitar a propagação da Coronavírus Covid-19.
A habitual sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho será este ano, a título excecional, substituída por um programa não presencial, com alguns momentos simbólicos de forma a honrar os valores conquistados pela revolução de abril de 1974.
Será importante destacar vários momentos musicais, o simbólico hastear das bandeiras na sede do concelho e nas freguesias, a deposição de coroa de flores junto do busto de Jaime Cortesão, escritor, intelectual e político natural de Ançã, uma referência da luta pela liberdade, momento que não terá participação pública. De sublinhar o momento evocativo que este ano será feito em modo virtual, através das plataformas digitais. Para além de uma mensagem carregada de simbolismo, terão lugar ainda as intervenções de todas as forças políticas com representação na Assembleia Municipal, do Presidente da Assembleia e da Presidente da Câmara Municipal.
A gravação das mensagens será publicada nos espaços online do Município de Cantanhede: site, redes sociais – Facebook e YouTube.
O programa ainda contempla a divulgação da iniciativa que já é um movimento a nível nacional: Aceite o desafio! que apela à participação em casa, mais concretamente em vir cantar à janela a canção Grândola Vila Morena.
Foi também lançado o desafio à criatividade das crianças e jovens com a iniciativa Desenhar a Liberdade…, que apela ao envio fotografias de trabalhos, nomeadamente de desenhos, maquetes, trabalhos manuais, ou outros, sempre alusivos ao 25 de Abril. As imagens destes trabalhos devem ser enviados para o email deas@cm-cantanhede.pte e serão posteriormente publicadas num álbum criado para o efeito na página da Câmara de Cantanhede, na rede social Facebook. As fotografias devem vir acompanhadas do nome e idade dos pequenos artistas. Caso os pais ou encarregados de educação não pretendam a identificação, podem também dar largas à imaginação e enviar um pseudónimo que só os fãs do artista reconhecerão. Esta iniciativa constitui uma oportunidade para privilegiar a relação pais/filhos na celebração da liberdade e comemoração deste feriado, ocasião esta, para criar nos filhos a consciência da importância da Liberdade, dos direitos humanos e individuais, assim como dos deveres.
Ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, CANTANHEDE CONVIDA a RECORDAR… algumas memórias das atuações da Associação de Músicos do concelho de Cantanhede e do CANTEMUS em celebrações anteriores, no site e na página de Facebook do Município de Cantanhede, numa clara afirmação de como a música e a poesia têm a capacidade de criar esperança e força nos momentos difíceis decisivos, aliás como estes tempos que vivemos.

COMEMORAÇÕES DO 46.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL
NO CONCELHO DE CANTANHEDE

Hastear das Bandeiras na sede do concelho e nas freguesias.

Ançã – Praça Dr. Jaime Cortesão (sem participação pública)
Deposição de Coroa de flores junto do busto de Jaime Cortesão, escritor, intelectual e político natural de Ançã.

MOMENTO EVOCATIVO – Plataformas digitais – num formato inédito
- Intervenções de todas as forças políticas com representação na Assembleia Municipal, do Presidente da Assembleia e da Presidente da Câmara Municipal
Gravação de mensagem publicada nos espaços online do Município de Cantanhede: site, redes sociais – Facebook e YouTube.

15h00 – Em sua casa: Aceite o desafio! Participe no que já é um movimento a nível nacional – cantar à janela a canção Grândola Vila Morena.

Desenhar a Liberdade… - a pensar na participação dos mais novos, lançamos um desafio à criatividade das crianças e jovens. 
CANTANHEDE CONVIDA a RECORDAR… algumas memórias das atuações da Associação de Músicos do concelho de Cantanhede e do CANTEMUS em celebrações anteriores, no site e na página de Facebook do Município de Cantanhede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário