quinta-feira, 2 de abril de 2020

Colheita de sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro todas as 4ª.s e 6ª.s feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas

Caros colegas dadores e amigos,

Vimos informar que a ADASCA mantém o seu mapa de sessões de colheitas todas as 4ª.s e 6ª.s feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas, porque os hospitais estão no limite de sangue disponível. 

Pedimos e agradecemos a melhor colaboração da vossa rádio, jornal ou outro meio de comunicação para que as pessoas interessadas tenham conhecimento onde funciona o Posto fixo da ADASCA: Mercado Municipal de Santiago, 1º. piso, rua de Ovar, Bairro Social de Santiago, junto às bombas da Repsol, Avenida da Universidade.


A doação de sangue tem justificação para a deslocação de cidadãos durante o período de imposição de isolamento social. Para efeitos de justificação, aconselha-se os dadores a guardar os SMs e no local da colheitas de sangue pedir a declaração de presença, quer tenham sido ou não aprovados para a dádiva.

ADASCA convida à dádiva, pois nada obsta a que os dadores saudáveis dêem sangue, sempre sob a superintendência das normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde.


Sempre que as condições o permitam deve-se continuar a doar sangue, porque não podemos esquecer que há muitos outros doentes internados com doenças que necessitam de sangue para sobreviver ou para efetuarem terapêuticas indispensáveis à melhoria das suas doenças”.

Além do preenchimento de um questionário com consentimento informado, os candidatos são avaliados por um médico, quer nas suas respostas como através de exame médico, tendo sido ainda instituído um reforço na pesquisa de antecedentes pessoais do dador, nas questões relacionadas com as viagens a áreas ou regiões com surto ou transmissão comunitária ativa.

Quanto a um eventual risco de transmissão do novo coronavírus através do sangue, não parecer haver razões para alarme dado não ter sido reportado até à data qualquer caso de transmissão de vírus respiratórios (incluindo coronavírus) por transfusão ou transplantação.

A Circular Informativa emitida pelo IPST refere que “as medidas adotadas para a elegibilidade dos dadores de sangue impedem a dádiva de pessoas com manifestações clínicas de infeção respiratória ou febre”.

Todos nós cidadãos temos a obrigação de estar muito atentos à evolução desta pandemia e continuarmos a ser solidários com os outros doentes que precisam muitíssimo do nosso suporte transfusional (em Portugal são efetuadas cerca de mil transfusões por dia)”.

Não deixem de consultar as datas e horários pelo site www.adasca.pt

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
964 470 432 + 234 095 331 C/enc. gratuito  de chamadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário