terça-feira, 23 de junho de 2020

Com factos históricos e curiosidades sobre esta festa popular

CASTELO DE PAIVA FESTEJA HOJE
S. JOÃO COM EDIÇÃO “ ON LINE “
     Pelos motivos da pandemia que nos atingiu e que nos condicionou o quotidiano, limitando a actividade municipal, estamos a viver um ano muito difícil e, obviamente, neste âmbito, não teremos a alegria e a satisfação de festejar amanhã o Feriado Municipal como gostaríamos, associado à dimensão das Grandes Festas de S. João, que todos os anos são uma referencia nesta região, nem aos eventos de grandeza nacional que estão calendarizados pela autarquia, também realizados no território paivense, como é a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, um certame que atrai sempre milhares de forasteiros para apreciar, em ambiente festivo e de grande confraternização, a excelência dos nossos vinhos, a afamada gastronomia e a nossa tradicional doçaria.
     Este ano, atendendo à situação que assolou o País e Mundo, o Município de Castelo de Paiva preparou um programa diferente para assinalar as Festas de São João e o Feriado Municipal, dando prioridade às iniciativas digitais, contemplando a publicação nas redes sociais da Autarquia, de factos históricos e curiosidades sobre a tradição no concelho com destaque para a comemoração do 50º Aniversário das Marchas Populares. No dia de hoje, normalmente marcado pela brilhante noite de S. João, será difundido nas redes sociais da edilidade paivense, diversos conteúdos e reportagens sobre a história e a tradição, desta festividade no concelho.
                Estará patente uma exposição de Trajes de S. João no Centro de Interpretação da Cultura Local, e durante a manhã haverá memórias das Marchas Infantis de 2016 e à tarde serão recordadas as Marchas Séniores de 2019, sendo que, a partir das 22 horas haverá reportagens em directo sobre o 50º aniversario das Marchas Populares, bem como 10 anos em palco, com o anúncio do artista para 2021, encerrando a emissão com a Festa Total em directo às 24 horas.  
                Já no Feriado Municipal, dia 24 de Junho, pelas 11 horas, será transmitida uma Missa de S. João em directo a partir da Igreja Matriz de Sobrado, sendo que, as comemorações encerram durante a tarde com a publicação de uma reportagem especial sobre as três Bandas Filarmónicas do concelhocom toda a programação no facebook oficial do Município.
     Conforme refere Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal, “ somos uma comunidade festiva e religiosa, com muito orgulho e bairrismo nas suas festas e nas suas ancestrais tradições, mas este ano termos que festejar de forma diferente. Não será da forma que todos desejávamos, mas não deixaremos de assinalar o nosso feriado municipal, de festejar o nosso S. João e de recordar esta tradição popular tão característica e tão enraizada na nossa comunidade e na  nossa cultura “. 
     “ Com esta pandemia, as coisas diminuíram, foram alteradas, fomos obrigados a regras e adaptações na forma de viver, mas acredito que iremos, com o nosso esforço, o esforço do Governo e o esforço dos agentes económicos, ter uma boa retoma, e voltar à normalidade, com esperança em dias melhores, e certamente, haveremos de festejar, no próximo ano, o nosso Feriado Municipal e o S. João, com o entusiasmo redobrado e a alegria habitual “, sublinha a concluir o autarca paivemse.


 Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário