terça-feira, 22 de setembro de 2020

Ansião | A Nossa História contou-se em Avelar

A iniciativa A Nossa História desenvolveu-se no passado dia 18 de setembro em Avelar em torno da indústria têxtil.

A convite do município, as instalações da empresa Avelfabrics, abriram as suas portas a mais de meia centena de interessados em conhecer melhor o passado do concelho e aquilo que mais nos notabilizou, concretamente a riqueza resultante do trabalho de teares, urdideiras, debuxadores e outros meios humanos e materiais inerentes a esta atividade.

Salvador Arnaut, Raul Coelho e Margarida Freire foram os convidados para partilharem com a assistência o testemunho de quem viveu e continua a viver de muito perto uma realidade que, pese embora todas as vicissitudes que tem enfrentado, se mantém viva graças à coragem, à determinação, à tenacidade e à paixão de quem alimenta este motor do desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Noutra forma de revisitação, João Patrício vestiu o papel de viajante que por todo o país, vendia tecidos fabricados em Avelar, deixando impressionados todos os que constatavam a sua qualidade e padrão únicos. Trazia também na mala alguns registos da autenticidade deste local no interior do país, pela mão de Alfredo Keil.

Tratou-se de uma noite que, apesar de adversa meteorologicamente, nos aconchegou a alma com um conhecimento mais enriquecido da história do nosso concelho, reiterando o município o seu agradecimento à administração da Avelfabrics pela disponibilidade e pelo envolvimento demonstrados neste evento.

O próximo momento desta iniciativa terá lugar no próximo dia 16 de outubro em Alvorge, para conhecer melhor a vida e a obra de Fernando Namora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário