terça-feira, 22 de setembro de 2020

Apresentação de Anais Leirienses e livro de Gabriel Roldão no Teatro Stephens


A Casa da Cultura Teatro Stephens recebe a sessão de apresentação dos livros “Anais Leirienses– estudos & documentos – volume n.º 6, de vários autores, e “Dois Portões de Ferro Forjado na Marinha Grande e outros Textos”, de Gabriel Roldão, da Editora Hora de Ler, no próximo sábado, 26 de setembro, pelas 16h00.

A apresentação das obras estará a cargo de Saul António Gomes e de Ricardo Pessa de Oliveira. A sessão tem a colaboração da Câmara Municipal da Marinha Grande.

O volume n.º 6 dos Anais Leirienses , da responsabilidade da editora leiriense Hora de ler e com coordenação científica do professor Saul António Gomes, inclui um dossiê específico, com cerca de 190 páginas, dedicado à história da assistência e da pobreza na região de Leiria, entre os séculos XV e XX, coordenado pelo Doutor Ricardo Pessa de Oliveira, no qual se apresentam autorizadas pesquisas de jovens historiadores, mestres e doutorados.

Os estudos que agora se editam em livro sob o título “Dois Portões de Ferro Forjado na Marinha Grande e outros Textos” foram inicialmente publicados, desde agosto de 2014, primeiro em Cadernos de Estudos Leirienses (13 textos) e depois, ultimamente, em Anais Leirienses – estudos & documentos (2 textos). Embora de temática diversa, têm todos entre si elos comuns: o território da Marinha Grande e suas gentes, a indústria vidreira e o Pinhal de Leiria, sua história, virtualidades e problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário