segunda-feira, 26 de abril de 2021

INVESTIMENTOS SUPERIORES A 6 MILHÕES EM DESTAQUE NAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL NA COVILHÃ


No âmbito das Comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Covilhã inaugurou e/ou promoveu visitas a um conjunto de projetos e intervenções que representam um investimento total no Concelho de mais de 6 milhões de euros.

No dia 23 de abril, condições climatéricas adversas adiaram a inauguração oficial do renovado Miradouro da Varanda dos Carqueijais e dos percursos pedestres Rota do Granito e Rota da Varanda dos Pastores. As obras de modernização deste Miradouro, com vista para uma paisagem deslumbrante sobre a Covilhã e a Cova da Beira, englobaram a criação de uma inovadora estrutura pedonal suspensa e vários melhoramentos que aumentaram a qualidade da experiência para os inúmeros visitantes que fazem deste ponto um lugar de paragem obrigatória na Serra da Estrela. A requalificação do Miradouro da Varanda dos Carqueijais enquadra-se no conjunto de intervenções já em andamento nos Miradouros do Covão, da Nave de Santo António e do Alto dos Livros, previstas no plano de criação de uma nova Rede de Miradouros, com o intuito de potenciar o Turismo de Natureza, no contexto do plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural.

A aposta do Município neste setor turístico complementa-se com a criação de sete percursos pedestres (com um total de com 62,5 km de trilhos), dos quais estão já terminados a Rota do Granito e a Rota da Varanda dos Pastores. Até ao fim do próximo verão, vão juntar-se a estas a Rota da Porta da Estrela, Rota das Canadas em Unhais da Serra, Rota da Floresta, Rota das Termas e o Circuito interpretativo do Alto da Piçarrinhas. A Autarquia homologou estes percursos, recentemente, perante a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), a fim de dar resposta à crescente procura no mercado turístico de produtos e experiências de Turismo de Natureza e ‘’walking’’.

A Rede de Miradouros da Covilhã e as novas Rotas pedestres representam um investimento a rondar os 280 mil euros.

No sábado, dia 24, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, acompanhado pelo executivo que lidera, visitou os trabalhos na Estrada do Porsim, que está a ser intervencionada numa extensão de 4,3 km e faz a ligação da EM 511, no Souto Negro, na freguesia de Casegas, à Portelinha, na freguesia de São Jorge da Beira. Com a 1ª fase praticamente concluída, está já em curso a 2ª fase da obra, que corresponderá à aplicação de um pavimento betuminoso, de sinalização vertical e horizontal, com instalação de dispositivos de segurança. Esta empreitada na Estrada do Porsim, há muito aguardada pelas populações que vivem naquela área do Concelho uma vez que permite encurtar para metade o tempo de ligação à Covilhã, representa um investimento de cerca de 300 mil euros.

No mesmo dia 24 de abril, realizaram-se visitas a intervenções em curso na Freguesia de Cortes do Meio, às obras do Welcome Center – Casa de Apoio aos Fornos Comunitários de Sobral de S. Miguel (cerca de 90 mil euros) e do renovado Mercado de Unhais da Serra (185 mil euros).

Já no dia 25 de abril, em que se comemora o Dia da Liberdade, foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, o Centro de Inclusão Social. O edifício do antigo liceu, que foi alvo de obras de restauro e reabilitação orçadas em cerca de 780 mil euros, dá agora lugar a um espaço multifuncional no “coração” da cidade em que estão já instalados serviços municipais nas áreas da Ação Social, da Saúde, da Educação e da Cultura, para além de albergar ainda um conjunto de sedes de Associações locais.

Realizou-se também a primeira visita ao Centro de Inovação Empresarial, cuja intervenção está já em fase de conclusão e representou um investimento a rondar os 800 mil euros. O Município requalificou o edificado original (antiga PSP), criando um espaço único no centro histórico da cidade, fomentador de criatividade, potenciador do desenvolvimento, onde se instalarão atividades inovadoras, de carácter económico, cultural e social.

Ainda no dia 25 de abril, teve lugar uma visita às obras de requalificação do Pátio dos Escuteiros e da sua zona envolvente, empreitada que ronda os 500 mil euros de investimento e prevê a reabilitação do edificado pertencente à autarquia, com áreas habitacionais e espaços comerciais, garantindo a manutenção da identidade do conjunto urbano.
Na segunda-feira, dia 26 de abril, o périplo termina com a visita às obras da Escola Secundária Frei Heitor Pinto. Trata-se de um conjunto de intervenções neste espaço escolar, há muito aguardadas e agora finalmente concretizadas, que representam um investimento total de 3,3 milhões euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário