A exposição de pintura “CASA COMUM”, de Sílvia Patrício e Hirondino Pedro, poderá ser visitada no Banco das Artes Galeria, a partir de 30 de abril e até 18 de julho.
Relativamente à obra de Sílvia Patrício, João do Vale, doutorado em Pintura, pela faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto, refere que a artista “convoca para esta Casa Comum um novo humanismo de base natural: atitude morfológica, no sentido da manipulação de formações naturais, de relações inesperadas entre formas e fundo que lembram as sombras originais do princípio do mundo. Estas sombras tocam a realização plena de um entendimento humano sobre o humano e a sua verdade (sobre) natural. Pinturas ambientais (mesmo quando absolutamente figurativas) que nos transportam para uma espécie de gnoseologia (num sentido iniciático, quase ritual) e a um início absoluto das coisas naturais. (…) Sílvia Patrício encontra, com o seu método, o lugar criador original (e o de ser criatura humana natural-original), contribuição imprescindível para trazer à ideia de uma Casa Comum.(…)”
Relativamente a Hirondino Pedro, João do Vale refere tratar-se de ”(…) uma obra do presente que se move em passagens que se apresentam a si mesmas, mas sem fim. Estas passagens são os modelos do tempo presente, do tempo que agora se apresenta, na sua fugacidade, no seu lirismo, nas suas cores, na sua natureza. (…) Para Hirondino Pedro, a Natureza em si, através do todo que se liga e do excesso que gera o amor, dá-nos a ver a divindade.
(…) Seguirmos a utopia de Hirondino Pedro será estarmos seguros de resolver o terrível paradoxo do nosso tempo e optarmos pela conservação da nossa origem, da nossa natureza. Do mesmo modo, ao observarmos atentamente a sua obra pressentimos a certeza de cumprirmos (também nós, meros observadores) o nosso destino social enquanto “homens naturais”.
Sílvia Patrício
Nasceu em Vincennes, França, em 1974. Artista plástica, licenciada pela escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha em 2000, cedo começou a trilhar o seu caminho. Em 1997 realiza a sua primeira exposição individual, em Leiria “O outro lado”, ao que sucedeu a abertura de um espaço dedicado à divulgação e venda de objetos da sua autoria.
Saiba mais sobre Sílvia Patrício e a sua Obra em https://www.silviapatricio.com/
Hirondino Pedro
Nasceu em Leiria em 1964. É licenciado em Animação Cultural e exerce a atividade de artista plástico de maneira continuada desde 1985, produzindo trabalho sobre a forma de desenho, pintura, escultura, cenografia instalação e ilustração. Realiza regularmente exposições do seu trabalho nos circuitos artísticos, quer de forma individual, quer em parcerias. Tendo como temática recorrente as relações da arte com a natureza.
Saiba mais sobre Hirondino Pedro em http://atelierleiria.wix.com/atelier-artes-leiria
exposição casa dos sentidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário