segunda-feira, 25 de abril de 2016

Estado celebra a partir da mesma hora de “Grândola” há 42 anos

Imagem:lgbti.prazapublica
À mesma hora em que há 42 anos "Grândola, Vila Morena" ecoou nos rádios sintonizados na Renascença, dando sinal aos militares para a "Revolução dos Cravos", o Estado português começou hoje as comemorações da instauração da democracia.

Pouco depois da meia-noite, Presidente da República e Primeiro-Ministro vão inaugurar o Museu das Notícias, em Sintra, continuando juntos na sessão solene da Assembleia da República, na condecoração de António Arnaut e João Lobo Antunes, no Palácio de Belém e, finalmente, na atribuição de um prémio-carreira a Manuel Alegre, na Caixa Geral de Depósitos.

No parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa encerra as intervenções - o seu segundo discurso formal desde a tomada de posse em 09 de março -, depois de usarem da palavra o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e os partidos com assento parlamentar: PSD, PS, BE, CDS-PP, PCP, PEV e PAN.

O início da celebração em São Bento está marcado para as 10:00 com "A Portuguesa" e outra canção do autor de "Grândola, Vila Morena", Zeca Afonso - "Vejam Bem" -, interpretados pelo orfeão académico de Coimbra.

As comemorações populares decorrem também com o tradicional desfile na avenida da Liberdade, em Lisboa, organizado pela Associação 25 de Abril e as centrais sindicais CGTP e UGT, entre outras organizações.

Sensivelmente à mesma hora, pelas 15:00, o chefe de Estado vai estar em Santarém para prestar homenagem a um dos "capitães de Abril", Salgueiro Maia, junto à estátua do comandante da coluna militar que saiu da Escola Prática de Cavalaria escalabitana e ocupou o Terreiro do Paço, fazendo frente às forças do regime.

Durante a tarde do feriado, quer a Assembleia da República, quer a Residência Oficial do primeiro-ministro abrem as portas à população, com iniciativas de caráter cultural e outras dedicadas aos mais jovens, podendo circular-se em espaços habitualmente utilizados pelo líder do Governo socialista, António Costa, por exemplo.

Costa junta-se novamente a Rebelo de Sousa pelas 17:30, aquando do agraciamento com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade ao antigo ministro do PS António Arnaut, "pai do Serviço Nacional de Saúde", e ao neurocirurgião e ex-membro do Conselho de Estado João Lobo Antunes.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário