Os “The Guest” são um grupo vocal português composto por quatro cantores, apaixonados pelo pop clássico e world music. Pedro Rodrigues, Adriano Diouf, Hugo Baptista e Rúben Pires são os elementos desta banda que prometem dar muito ao mundo da música.
O segundo dos quatro elementos a dar-nos esta entrevista foi o Hugo Baptista. O jovem, que afirma ter nascido a “gostar de música e a querer cantar”, fala-nos da sua experiência enquanto membro desta banda assim como do que espera do futuro daqui para a frente.
foto2
Como é que surgiu o teu gosto pelo mundo da música?
Bom, penso que já nasci a gostar de música e a querer cantar. Lembro-me de em criança, com cerca de três anos, saber as músicas todas do Bryan Adams decor e de cantar nos cafézinhos da aldeia onde vivia na altura.
Quando decidiste enveredar por este caminho puseste a hipótese de fazer parte de uma banda ou foi algo que aconteceu por acaso?
Eu sempre quis ter uma oportunidade, portanto não foi algo que aconteceu por acaso. Foi algo que sempre procurei e pelo qual trabalhei muito para conseguir.
Como descreverias os “The Guest”?
É uma banda com uma produção musical muito exigente, que mistura o pop clássico com elementos de fusão como o fado; um projecto multilingue, com compositores nacionais e internacionais. É composto por um quarteto de rapazes extremamente versáteis em termos técnicos e interpretativos, humildes, dedicados, companheiros, honestos e verdadeiros na mensagem a transmitir ao público.
Como é que surgiu a oportunidade de fazeres parte desta banda portuguesa?
Foi uma oportunidade "projetada". Em 2013, eu e o meu colega Pedro Rodrigues, decidimos criar um projeto com o intuito de compor temas originais. Estivemos durante algum tempo em processo de composição musical, criação, e chegámos a realizar alguns concertos. Decidimos então convidar o Adriano Diouf para fazer parte, assim como to Rúben Pires. Em 2014, e porque queríamos ser acompanhados por uma equipa que nos ajudasse a encontrar o melhor caminho, apresentámos o projeto ao Paulo Julião, atualmente nosso manager e representante da Pomocreat, e é a partir daí que a Pomocreat tem estado à frente do projeto,  tendo sido desenvolvido este novo conceito mais dinâmico e especial, muito mais clássico e de fusão. Até esse momento o projeto era absolutamente Pop.
O que achas que ela traz de novo ao mundo da música?
É uma banda com uma grande produção musical, levada a cabo pelo José Castanheira, Produtor e Director Musical dos The Guest, que mistura um ambiente clássico com elementos de fusão como o fado; um projeto multilingue, cantado em cinco idiomas com compositores nacionais e internacionais. Cada um dos cantores tem um background completamente diferente, desde gospel, rock, soul, pop, teatro musical, que imprime nos temas uma autenticidade e uma sonoridade completamente diferente.
Consideras que uma banda de amantes de pop clássico faz falta em Portugal?
Absolutamente! É um espaço que ainda não foi preenchido e queremos muito ocupar esse estatuto e ser reconhecidos no nosso país, mais especialmente ainda, depois de ter estado a ser emitido um Documentário nosso no Allegro HD na América Latina e no EuroChannel em toda a Europa. Desejamos poder oferecer tudo o que temos de melhor para o nosso Portugal.
Para além da vossa banda previligiar o pop clássico, também dá voz ao fado. A nível individual, o que é que tu pretendes trazer de novo para a banda sendo um dos quatro elementos?
O Fado, claro. É a impressão digital do povo português, é a melhor forma de exprimir a saudade e a tristeza mas também o amor e a felicidade. O Fado está presente na vida de cada um independentemente do background, por exemplo, eu tenho um background de RockPop e R&B, ao longo da minha vida passei por bandas e projetos musicais que vão desde o Metal Melódico ao Gospel e também estudei e fiz teatro musical. No entanto, esta pluralidade de ambiências possibilita criar uma identidade mais complexa, recheada de boas aprendizagens que posso transmitir e imprimir enquanto canto. Cada um de nós tem uma identidade muito marcada, nota-se quando escutamos as gravações em estúdio.
Se tivesses de eleger um tema vosso que tenha um significado especial para ti, qual escolherias?
É difícil escolher, especialmente porque provavelmente escolheria todos. Todos os temas foram gravados em momentos diferentes da minha vida e por esse motivo haverá sempre alguma canção que por um motivo ou por outro tem um significado especial. Mas vou eleger duas: “O Mundo”, porque foi o nosso início, o primeiro tema que gravámos e porque era a canção favorita do meu avô. E o “Tudo e Tao Pouco” porque, infelizmente perdi o meu avô e esta canção fala exatamente disso, da perda, do facto do amor ser tudo, mas ainda assim ser tão pouco quando quem amamos já partiu.
No vosso trabalho podemos ouvir 5 idiomas diferentes. Na tua opinião, qual a importância desta diversidade de línguas nos vossos temas?
A diversidade dos idiomas permite-nos chegar a mais pessoas, permite-nos quebrar barreiras culturais ou geográficas, permite-nos difundir a nossa mensagem e demonstrar que não existem limitações geográficas ou linguísticas que impeçam ou perturbem a beleza de um tema musical e da sua mensagem. Além disso, é muito bonito ouvir temas cantados em vários idiomas e perceber como, incrivelmente, tudo se funde de forma tão natural.
Já há quem vos classifique como os “Il Divo portugueses”. Como te sentes ao veres este tipo de reações por parte do público que vos ouve?
Sinto-me claramente honrado, é um enorme elogio quando alguém nos classifica dessa forma. Os Il Divo têm uma carreira internacional notável, de vários anos, que continua em ascensão. Encaro como sinal do enorme carinho demonstrado pelo público que nos ouve e é sinal de que reconhecem nos The Guest uma grande qualidade musical e artística.
Para finalizar, o que é que podemos esperar dos “The Guest” daqui para a frente?
Bom, estamos sempre a trabalhar para inovar, para melhorar, para encontrar novos métodos de trabalho. Tudo é um processo de crescimento e maturação e, neste momento, estamos numa fase muito especial, estamos prestes a lançar o nosso primeiro álbum intitulado “Maria”, já no próximo dia 29 de Abril, nos locais habituais, pelo que estamos em fase de promoção.
 Poderão acompanhar todas as novidades na nossa página de Facebook: “The Guest Music” ou mesmo no nosso site www.theguestmusic.com
Terminada esta entrevista resta-me agradecer ao Hugo pela sua disponibilidade e, acima de tudo, por ter aceite responder às minhas questões
Por Cátia Sofia Barbosa, aluna de Jornalismo na UC