segunda-feira, 25 de abril de 2016

Porque será?


Sim Amigos dadores, porque será que as Associações e Grupos de Dadores de Sangue não se manifestam sobre os problemas que afetam os dadores, e a sua Dignificação?
Mas afinal as Associações e Grupos não são fundadas para entre outros assuntos também e prioritário, ajudar a resolver essas situações?
Será que estão á espera que as chamadas federações os resolvam? É uma falsa questão se assim pensam, pois essas nada resolvem, nem nunca resolveram. Se não formos nós dadores a dar o grito do Ipiranga e estarmos á espera dos ouros, é melhor esperarmos sentados.
Vai para cinco anos que o silencio ou o medo impera no associativismo da dádiva, poucos são aqueles que não se acomodaram com a situação ( contam-se pelos dedos da mão).
Alguns dirigentes poucos, e algumas personalidades que já muito deram á dádiva de sangue ainda vão alertando e fazendo chegar a quem de direito as suas preocupações sobre os problemas que persistem.
Os outros ou olham para o seu umbigo e esquecem os dadores que os elegeram e os fazem acreditar que está tudo bem, e assim vão deixando correr o marfim, deixando para uns poucos que se manifestem, mas que depois de as situações se inverterem, virem a terreiro com foguetório , fazendo festa e chamando a si o trabalho intenso e árduo que outros fizeram.
Não restam duvidas que esses já nos habituaram a esse esquema, mas que não conseguimos engolir, tal a falta de respeito e de vergonha não só por aqueles que com seriedade trabalham para a Dignificação do Dador, mas também pelos milhares de dadores que lhes confiaram o seu voto, e vão vendo que afinal tem sido passados para trás.
É por isso mesmo que cada vez mais vamos acreditando que o associativismo da dádiva de sangue está cada vez mais podre. É por isso mesmo que cada vez verificamos que á mais instituições independentes, pois essas sim sabem respeitar os seus dadores .
Não é por acaso que mais de um terço das instituições de dadores não estão federadas, e ainda bem que assim é.
Mas também vemos a existência de instituições que tem uma aproximação remota aos seus dadores, aqueles que no final os elegeram. Porque será? Que alguns dirigentes tem alimentado a falta de união no associativismo da dádiva?
Sabemos que divididos é mais fácil se aguentarem e assim vão alimentando essas guerrinhas.
Caros Amigos dadores já viram alguns desses dirigentes apelarem á união entre todos? Com certeza que não, a não ser alguns poucos que como nós desde sempre apelamos a uma forte coesão entre todos.
Porque é que todos ou quási todos se calam quando se fala de problemas gerais para a Dignificação do Dador?
É fácil de ver como na subscrição de apoio ao Estatuto do Dador, só houveram 54 Associações e Grupos num total mais ou menos de 180, que subscreveram a petição.
As chamadas federações também não quiseram dar o seu apoio, aqui se vê nesta atitude que essas , só querem benesses o resto é paisagem. Onde estão eles, na luta pela retificação do Seguro do Dador ? (Aquele que foi feito para não funcionar)!
Onde estão eles, na luta pela regulamentação do Estatuto do Dador? Todos estariam se houvessem roteiros gastronómicos, aí sim estavam todos presentes. Porque será que eles procedem assim?
Nós sabemos porquê, mas também sabemos muito mais, é por isso mesmo que não embarcamos nessa nau com o casco cheio de furos e que vai acabar por se afundar. 
Por José Sousa Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário