segunda-feira, 25 de abril de 2016

Obama quer concluir negociações de livre-comércio EUA-UE até ao fim do ano

Imagem:24.sapo.pt
As declarações foram proferidas hoje pelo Presidente dos EUA durante uma conferência de imprensa conjunta com a Chanceler alemã na Alemanha.

Os Estados Unidos e a União Europeia devem “prosseguir” as negociações sobre o acordo de livre-comércio, por forma a concluí-las “até ao fim do ano”, afirmou hoje o presidente norte-americano, Barack Obama, em visita à Alemanha.

“Angela [Merkel] e eu estamos de acordo para afirmar que os Estados Unidos e a União Europeia [UE] precisam de prosseguir as negociações de um acordo comercial transatlântico”, apesar das divergências e das críticas, declarou Barack Obama numa conferência de imprensa em conjunto com a sua anfitriã alemã, na chegada a Hanôver.

“Não espero que consigamos ratificar um acordo até ao fim do ano, mas prevejo que consigamos concluir as negociações do acordo (…) e nessa altura as pessoas poderão perceber porque é que o acordo é positivo para os nossos dois países”, continuou o presidente.

Angela Merkel considerou que, “na perspetiva europeia, o acordo será uma grande ajuda ao crescimento da nossa economia”.

Os Estados Unidos e a União Europeia estão desde 2013 envolvidos no desenho de um vasto acordo de livre-comércio (designado pelos acrónimos TTIP ou Tafta), no âmbito do qual decorrerá a 13.ª ronda de negociações esta semana em Nova Iorque.

O projeto tem sido alvo da contestação cada vez mais forte da sociedade civil, como demonstrou o desfile de várias dezenas de milhares de manifestantes nas ruas de Hanôver no passado sábado, véspera da chegada de Obama à cidade.

Há mais manifestações previstas para hoje e segunda-feira em Hanôver, durante o tempo de estadia do presidente norte-americano na capital da Baixa Saxónia, nas margens do rio Leine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário