quinta-feira, 26 de maio de 2016

Brasil: Mata Atlântica perde o equivalente a 1,9 milhões de campos de futebol em 30 anos

A Mata Atlântica, na América do Sul, teve 1.887 milhões de hectares desmatados nos últimos 30 anos, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Apesar de 78% dessa perda de vegetação ter ocorrido entre 1985 e 2000, e de os valores estarem a diminuir desde 2005, a supressão de floresta continua a ocorrer no bioma mais devastado da história do continente sul-americano.

A última edição do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgada esta quarta-feira no Brasil, mostra que entre 2014 e 2015 foram desmatados mais 18.433 hectares deste tipo de floresta no país, pouco mais do que no período anterior (18.267).

Quando o explorador português Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, em 1500, a Mata Atlântica cobria cerca de 1,3 milhões de km² do território nacional, mas volvidos mais de cinco séculos, restam apenas cerca de 163 mil km², pouco mais de 12% da floresta original, segundo o jornal Globo.

Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica e responsável pelo trabalho, citada pelo jornal Estado de São Paulo, chamou a atenção que "cada ciclo de desenvolvimento do país foi um ciclo de destruição da floresta".

"Hoje claro que a perda é muito menor, mas também porque quase não há mais Mata Atlântica, porque boa parte está na mão de privados, que preservam, e porque temos uma lei que proíbe o seu corte, a não ser em caso de interesse público ou social. Mas ainda vemos cortes e precisamos começar a recuperar, a reflorestar ", alertou.

A investigadora destacou ainda um "lado positivo": "Em sete dos 17 Estados da Mata Atlântica, a taxa de perda está no nível de desmatamento zero, com menos de 1 km². É o caso de São Paulo e do Rio de Janeiro".


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário