quinta-feira, 26 de maio de 2016

Hora de Fecho: Enfim, Trump já tem maioria dos delegados

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CASA BRANCA 2016 
Depois de ter eliminado todos os seus adversários, Donald Trump ultrapassou esta quinta-feira o mínimo necessário de 1.237 delegados para conseguir a nomeação direta na convenção de julho.
ORÇAMENTO 2016 
Presidente da República diz que sanções por défice excessivo seriam uma injustiça e que em Berlim irá explicar isso. No final, diz, espera que a Alemanha defenda Portugal e Espanha de sanções
GOVERNO 
O primeiro-ministro afirmou que os seis meses de Governo foram de cumprimento do compromisso com os cidadãos, com a maioria parlamentar e com a União Europeia, num caminho que "nem sempre foi fácil".
ASSUNÇÃO CRISTAS 
No dia em que se assinalam os primeiros seis meses de Governo, Assunção Cristas teceu duras críticas ao Executivo socialista, o Governo da "desilusão, do descrédito e do desnorte".
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA 
Rodrigo Medellín nasceu em 1957. Aos 12 anos já colaborava com a Universidade do México e criava morcegos em casa. Contou-nos histórias da infância, mas também como conheceu David Attenborough.
LIVROS 
A 86.ª Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, arranca esta quinta-feira. A inauguração oficial contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
MÚSICA 
Se fosse vivo, Miles Davis completaria 90 anos nesta quinta-feira. O Observador recorda o génio do jazz, com dez temas escolhidos entre a vasta obra de uma longa carreira.
LIVROS 
Das portuguesas de bigode ao espanhol para todo o serviço. Enrique Pinto-Coelho parte da sua vida entre Espanha e Portugal para falar de como os estrangeiros veem e vivem no nosso país de maravilhas.
II GUERRA MUNDIAL 
Obama diz que a sua visita histórica esta sexta-feira a Hiroshima, devastada em 1945 por uma bomba nuclear norte-americana, deverá chamar a atenção para "os riscos muito reais" das armas nucleares.
FRANÇA 
As manifestações contra o projeto-lei do Governo põem em risco o funcionamento do país, a braços com escassez de combustíveis e eletricidade. Oposição avança com moção de censura contra Governo.
PARLAMENTO EUROPEU 
Os eurodeputados aprovaram um relatório para "libertar todo o potencial do mercado único". Defendem reforma do IVA e legislação para a economia colaborativa ou de partilha, como a Uber e Airbnb.
Opinião

José Manuel Fernandes
Às vezes os governos julgam que somos tolos, como julgou o Ministério da Educação, que fez um "estudo" sobre escolas com contratos de associação que é um exercício de manipulação com erros grosseiros.

Paulo Tunhas
Gente avisada, como Teodora Cardoso, já anda a falar seriamente da possibilidade de um novo resgate. O “tempo novo”, esta Primavera de que falam, pode bem ser um tempo que nos faça voltar para trás.

Rui Ramos
Se os europeus quiserem repetir a boa história dos anos 80 e não a má história dos anos 30, precisam de preservar os fundamentos internacionais da liberdade e da prosperidade: a NATO e a UE.

Luís Aguiar-Conraria
Nos países desenvolvidos, tarefas domésticas partilhadas são essenciais para a natalidade, pelo que, se não tivermos como ideal o México ou a Turquia, as políticas devem promover a igualdade.

Maria João Marques
Um marido agressivo e uma mulher que depende profissionalmente dele. Que casal mais convencional e entediante. Em suma: um bom retrato da esquerda progressista. Ou dos caídos do Olimpo socialista.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário