quarta-feira, 13 de julho de 2016

Colónias de férias Férias de verão em São Pedro de Moel


Tiveram início no passado dia 4 de julho, as colónias de férias em São Pedro de Moel, que decorrem até 27 de agosto, na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, organizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Os campos de férias visam promover a ocupação saudável dos tempos livres das crianças e jovens, no período de férias escolares, através da prática de atividades de caráter educativo, cultural, desportivo ou meramente recreativo.

As atividades desenvolvidas têm uma componente predominantemente lúdica, mas acumulam áreas como o desporto, ambiente, cultura, património histórico e cultural, novas tecnologias, ou outras, de relevante interesse para as crianças e os jovens.

Os campos de férias destinam-se a cerca de 200 crianças e jovens, previamente inscritos, dos 8 aos 14 anos, e cerca de 20 pessoas portadoras de deficiência utentes da APPACDM.

Cada campo de férias tem a duração de cinco noites, com início a uma segunda-feira e termo na manhã de sábado.

É disponibilizado aos participantes de cada turno alojamento em camaratas; alimentação; realização de atividades, com total acompanhamento de monitores; transporte de ida e volta da sede do concelho; e seguro de acidentes pessoais.

Colónia doada pelo poeta Afonso Lopes Vieira

A Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira foi criada nos anos 40 do século XX, após doação das instalações onde funciona, à Câmara Municipal da Marinha Grande, pelo poeta Afonso Lopes Vieira, que ali passou largos períodos da sua vida e criou grande parte das suas mais belas obras, inclusive as infantis.

No seu testamento datado de 1939, Afonso Lopes Vieira determina que na sua casa de verão em São Pedro de Moel deveria ser criada, depois da sua morte, que ocorreu em 1948, uma Colónia de Férias para os filhos dos trabalhadores da indústria vidreira, trabalhadores das matas nacionais e bombeiros, que acabou por abrir em 1949.


Desde essa altura tem recebido milhares de jovens do concelho da Marinha Grande, proporcionando-lhes uma ocupação saudável dos tempos livres no verão e a realização de programas de atividades diversificados, de natureza lúdica, desportiva e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário