quarta-feira, 13 de julho de 2016

MARCELO TAMBÉM VAI CONDECORAR ATLETAS MEDALHADOS NOS EUROPEUS DE ATLETISMO


 
Radek Pietruszka / EPA
-
Fonte oficial de Belém confirmou esta terça-feira que o Presidente da República também vai condecorar com a Ordem de Mérito os atletas medalhados nos Europeus de Atletismo.
A informação, recebida pela TSF, avança que Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar amanhã a equipa de atletismo, antes de receber o Comité Olímpico.
A mesma fonte garante que esta decisão já estava a ser pensada desde o fim-de-semana, contrariando as críticas de Jéssica Augusto e do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo Jorge Vieira.
Na apresentação feita hoje da seleção portuguesa de atletismo para o Rio2016, o presidente da FPA e a atleta deixaram críticas à disparidade do tratamento presidencial dado aos feitos dos atletas portugueses relativamente ao futebol.
“Estamos num tempo de afetos, mas sabemos que os afetos não têm sido iguais a todos. Neste caso, somos nós que temos de passar os afetos aos atletas”, defendeu Jorge Vieira, aludindo ao chefe de Estado, que durante a campanha eleitoral se apresentou como o candidato dos afetos.
“Quando vejo um jogo de futebol, penso que os nossos atletas são iguais a estes. Esforçam-se e não se esforçam menos. Por isso, merecem o mesmo reconhecimento, o mesmo afeto que outros merecem na sociedade desportiva”, frisou o dirigente.
No Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, perante uma plateia com dois dos quatro campeões olímpicos, Rosa Mota e Nelson Évora, Jorge Vieira lembrou que o sucesso dos atletas portugueses é feito numa grande solidão.
“Sabemos que é uma modalidade individual, mas que é uma modalidade individual que passa despercebida durante quatro anos, como tantas outras. Na véspera dos Jogos, saem do estado de hibernação depois de quatro anos e tornam-se figuras públicas”, completou, considerando que os lugares de honra não são só os lugares de pódio, são lugares de honra todos aqueles que permitem a qualificação para os Jogos.
Antes das críticas, já Jéssica Augusto tinha destacado o esquecimento do Presidente da República em relação aos feitos alcançados nos Europeus de Atletismo de Amesterdão.
“Temos dois campeões da Europa em casa. Estamos felizes um pelo outro. A nossa medalha é mais bonita, mais pessoal”, começou por dizer a medalha de bronze da meia-maratona, referindo-se ao companheiro Eduardo, guarda-redes campeão europeu de futebol.
A atleta prosseguiu então brincando com o facto de ter um Comendador da Ordem do Mérito em casa.
Também gostava de ser comendadora, mas pelo andar vai ser difícil. Vamos ver se o nosso Presidente repara em nós”, lançou.
Os cinco medalhados são a campeãs Sara Moreira (meia-maratona) e Patrícia Mamona (triplo salto), a prata Dulce Félix (10.000 metros) e os bronze Jéssica Augusto (meia-maratona) e Tsanko Arnaudov (peso).
O atletismo representa o maior contingente português nos Jogos Olímpicos, com 25 atletas.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário