quarta-feira, 27 de julho de 2016

JOVENS FORAM ALVO DE TORTURA EM CENTRO DE DETENÇÃO AUSTRALIANO


 
(cv) Aussie Criminals / YouTube
-
Imagens de maus tratos numa prisão para menores, divulgadas por um canal de televisão local, estão a chocar a Austrália. 
O canal de televisão ABC foi o responsável por divulgar as imagens que, nos últimos dias, estão a chocar a população australiana.
Segundo a BBC, fotografias e vídeos mostram jovens de um centro de detenção juvenil, situado no norte do país, serem vítimas de maus tratos e de tortura.
Em alguns casos, vê-se os jovens sem roupa, feridos, encapuzados e acorrentados a cadeiras de imobilização.
Outras denúncias alegam que os guardas chegaram mesmo a lançar gás lacrimogéneo a alguns dos detidos.
O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou a abertura de um inquérito para investigar o caso.
“Como todos os australianos, estou profundamente emocionado, consternado e horrorizado com as imagens de maus tratos no centro Don Dale”, disse.
O chefe do governo do Território do Norte, Adam Giles, assumiu a responsabilidade pelo ocorrido nos centros de detenção e disse estar “surpreso e enojado” com estas imagens.
O procurador-geral do Território do Norte, John Elferink, que tinha a ser cargo os centros de detenção, já foi destituído do cargo.
O advogado John Lawrence comparou o tratamento dos jovens com os métodos usados na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba.
“Estamos a falar de crianças acorrentadas com algemas nos tornozelos, nos punhos e na cintura. Isto está a acontecer na Austrália, no ano de 2016″, condenou o advogado durante o programa, citado pela emissora.
“Se um de nós tratasse os nossos filhos desta maneira provavelmente seria acusado de um crime e as crianças seriam-nos retiradas”, acrescentou.
ZAP / BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário