quarta-feira, 7 de setembro de 2016

360º - Toda a história do 'saco azul' do GES: como surgiu e para que servia?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Não correu bem (estou a ser simpático). No primeiro jogo da seleção depois do Euro, Portugal perdeu 2-0 com a Suíça, o que torna mais difícil a qualificação para o Mundial de 2018, na Rússia. O Rui Miguel Tovar seguiu o jogo ao minuto e escreveu uma crónica com o título "Portugal. Um zero à direita": "Portugal, zero pontos. Portugal, cero puntos. Portogallo, zero punti. Portugal, zéro points. Portugal, zero points. Fosse isto o festival da canção ou os Jogos sem Fronteiras e a selecção nacional seria varrida desta maneira multicultural".

Esta manhã, há sete incêndios ativos em Portugal, depois de ontem as coisas terem corrido bastante mal. Uma das situações mais preocupantes é em Boticas.

Morreu Isabelle Dinoire, a mulher que entrou para a história da medicina ao tornar-se a primeira pessoa a receber um transplante de cara. A morte só foi conhecida agora, mas aconteceu a 22 de abril - o objetivo do segredo foi proteger a privacidade da família. Os medicamentos que tentavam impedir uma rejeição do transplante provocaram-lhe cancro


Informação relevante
Transformou-se numa das expressões mais ouvidas dos últimos meses: mas, afinal, o que era o 'saco azul' do GES? Como surgiu e para que servia? Num longo artigo no Observador, o Luís Rosa reconstitui o caso e escreve: "Foi criado para remunerar os líderes da família Espírito Santo, financiou-se através dos clientes do BES e recebeu 200 milhões de euros em 2013 que deviam ter servido para amortizar dívida do GES".

Foi finalmente tornado público o relatório do júri do concurso para as obras na Segunda Circular. Segundo lá está escrito, a empresa Consulpav impos a utilização de um pavimento que, pouco depois, passaria a vender.

Avança ou não avança? Pedro Santana Lopes não diz e o PSD, que precisa de ter um candidato à câmara de Lisboa, aumenta a pressão. Carlos Carreiras, responsável pelo processo autárquico social-democrata, disse à revista Sábado: "Nós aguardamos por essa decisão, que o dr. Santana Lopes terá de tomar, mas o partido não pode ficar refém desse adiamento". Ao Observador, Santana manteve o silêncio: "Não vou falar sobre esse assunto". Como diria um célebre político português, "Keep cool".

O Governo quer proibir o tabaco à porta de serviços públicos onde possam estar menores de 18 anos, em particular escolas e hospitais. E quer ainda estender a interdição de fumar em espaços públicos ao tabaco eletrónico. A notícia é doPúblico.

António Costa encontra-se hoje com Michel Temer, que assumiu de forma definitiva a Presidência do Brasildepois do processo de impeachment a Dilma Rousseff - mas o Bloco de Esquerda não está muito contente com isso. Os bloquistas acham que essa reunião é uma forma de “legitimação do novo governo brasileiro”, que segundo o partido tem na sua origem um “golpe contra a democracia”.

O Ministério Público abriu um inquérito à morte de um militar durante um treino dos Comandos. O Exército também está a investigar o caso.

Este ano, o prémio António Champalimaud de Visão, que está na 10.ª edição, distinguiu quatro investigadores pelas "descobertas extraordinárias na relação entre cérebro e olhos". Os avanços nesta área vão "possibilitar o tratamento no futuro de muitos e diferentes distúrbios da visão através de terapias neurológicas". Na mesma cerimónia em que foi atribuído o prémio, Marcelo Rebelo de Sousa homenageou o empresário António Champalimaud, condecorando-o com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.

Foi divulgado esta madrugada um relatório da UNICEF sobre crianças deslocadas. São cerca de 50 milhões em todo o mundo. Cerca de 45% de todas as crianças refugiadas sob proteção do ACNUR (a agência da ONU para os refugiados) vieram da Síria e do Afeganistão.

Nos Estados Unidos, há números para os dois lados.Uma sondagem divulgada pela CNN põe Donald Trump à frente de Hillary Clinton, por uma pequena margem.  Mas um outro estudo de opinião, do The Washington Post, indica que Hillary ganhará com vantagem no Colégio Eleitoral.


Os nossos Especiais

Hwaida Saad é jornalista do The New York Times e passa as noites a falar com combatentes da guerra da Síria, incluindo do Estado islâmico, através do computador. Eles descrevem-lhe a vida na frente de guerra e alguns chegam a pedir-lhe casamento. O João de Almeida Dias falou com Hwaida e conta uma história que vale mesmo a pena ler.


Notícias surpreendentes

Caetano Veloso deu ontem o seu primeiro concerto em Portugal - e foi muito bom. O João Pedro Pincha, que assistiu ao espetáculo, garante que o brasileiro "está numa belíssima forma". Teresa Cristina, que atuou na primeira parte, trouxe baladas e canções de amor.

O Teatro Municipal do Porto vai andar agitado até dezembro. Há teatro, dança, música e debates, num total de mais de 50 espectáculos. A Sara Otto Coelho conta tudo mês a mês.

São celebridades e têm muito dinheiro - mas conduzem carros ridiculamente baratos. Jennifer Lawrence guia um Volkswagen Eos, Mark Zuckerberg um Volkswagen Golf GTI e Daniel Radcliffe um Fiat Punto.

Will é só um miúdo, tem trissomia 21 - e sabe voar. Ou, pelo menos, parece. O pai, Ala Lawrence, tira fotos em que segura o filho no ar e depois usa o Photoshop para se eliminar da imagem, parecendo que Wil está mesmo nas nuvens. Perca um minuto para ver as imagens.

A sua password anda a circular na Internet? Tendo em conta que os hackers estão permanentemente a tentar apanhar as palavras-passe que podem dar acesso às suas operações financeiras, se calhar é melhor descobrir. O site "Have I Been Pwned" ajuda a perceber se tem que se preocupar

É uma das praias mais bonitas do mundo e fica no México. Mas é mínima e estava em perigo. Depois de ter chegado a receber três mil turistas por dia, foi fechada e só reabriu agora, com regras apertadas. Agora, é mais difícil visitar a “praia do amor”.

Está calor, muito calor - e nós estamos cá é mesmo para o ajudar nestas situações. Por isso, fizemos uma lista com as novas esplanadas do Porto e de Lisboa. E mais: escolhemos 15 objetos essenciais para aguentar estas temperaturas enquanto está a trabalhar.

Hoje, aqui no Observador, não vamos parar de trabalhar. Até porque daqui a algumas horas a Apple mostra o novo iPhone e vamos seguir tudo ao minuto.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário