sábado, 8 de outubro de 2016

FADOS DE COIMBRA - ROMAGEM À SENHORA DE VAGOS 2016


ROMAGEM À SENHORA DE VAGOS - A ADIG -Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha- organizou, mais uma vez, a Romagem à Nossa Senhora de Vagos, no dia 5 de Outubro de 2016.
É um passeio ciclista, acompanhado de boa disposição e camaradagem, embora alguns vão de carro e de mota. O que interessa é estar presente!...
Este gesto, Romagem à Senhora de Vagos, é o preito de homenagem dos habitantes da Península da Gafanha à Senhora de Vagos e às gentes desta Terra, que em tempos remotos, desde cerca de 1640, povoaram estas paragens à beira da Ria e do Atlântico.
A maioria das famílias que deram vida às nossas Gafanhas são oriundas de Vagos e começaram a povoar estes estéreis areais no séc XVII. Aqui chegaram para a apanha do junco à gadanha (gadanhar o junco ou, no seu linguarejar, gafanhar o junco). E o grito, à prôa da bateira, ouvia-se longe: "vamos à gafanha do junco"! E tantas vezes o repetiram que bastava dizer: "Vamos à Gafanha"; agora com letra grande porque se transformou na Terra da Promissão…
Freguesia há pouco mais de 100 anos (1910), Vila há 47 (1969) e Cidade há 15 (2001)!... 100 anos para transformar uma Terra quase desconhecida numa Cidade!... 
Abençoadas gentes que souberam fazer da Gafanha, a Terra que é hoje...
Na Capelinha de Vagos actuou o Grupo de Fados de Coimbra "Portas d'Água", que homenageou a Senhora com o extraordinário fado “Nossa Senhora de Vagos” e outros. Cantou e encantou.
Também tivemos a colaboração da Tuna da Universidade Senior da Gafanha da Nazaré, com os seus cânticos.
O São Pedro colaborou connosco, pois esteve um dia extraordinário. 
Lá estaremos para o ano!...

Foto de perfil de Humberto Rocha
HRocha
ROMAGEM À SENHORA DE VAGOS 2016

Publicado a 07/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário