sexta-feira, 24 de março de 2017

Souto de Moura recebe Prémio Piranesi de Carreira em Roma

Resultado de imagem para Souto de Moura recebe Prémio Piranesi de Carreira em Roma
"É um dos mais influentes e notáveis arquitectos do mundo", disse a academia que lhe atribuiu o Prémio Pritzker, considerado o Prémio Nobel da arquitectura.
O arquitecto Eduardo Souto de Moura vai receber esta sexta-feira, na Casa da Arquitectura - Acquario Romano, em Roma, o Piranesi Prix de Rome 2017, um prémio de carreira atribuído pela Academia Adrianea de Arquitetura e Arqueologia Onlus.
O galardão é atribuído pelo comité do Piranesi Prix de Rome, em colaboração com a Ordem dos Arquitetos, Paisagistas e Conservadores de Roma, e o Polo de Mantova do Politécnico de Milão. O vencedor desta edição foi anunciado em Novembro do ano passado.
Contactada pela agência Lusa, fonte da Academia confirmou que Eduardo Souto de Moura irá receber o galardão às 16h00 (15h00 em Lisboa), numa cerimónia na Casa da Arquitectura - Acquario Romano, onde fará uma intervenção sobre os momentos mais importantes da sua carreira, iniciada nos anos de 1980.
A atribuição foi feita em conjunto pelo presidente da Academia Adrianea, arquitecto Romolo Martemucci, o presidente da Ordem dos Arquitectos, Alessandro Ridolfi, o director do Premio Piranesi, Luca Basso Peressut, e ainda por Federico Bucci, reitor do Polo Territorial de Mantova do Politecnico de Milão, "após uma ampla discussão sobre os candidatos, iniciada em Junho de 2016", segundo a Academia.
Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2011 - considerado o Prémio Nobel da arquitectura - "é um dos mais influentes e notáveis arquitectos do mundo", salientou a Academia num comunicado, quando anunciou o vencedor.
Eduardo Souto de Moura é actualmente professor no Polo Territorial de Mantova do Politécnico de Milão, onde ensina cadeiras de design de arquitectura em contextos históricos e design de arquitectura.
Assinou, entre outros projectos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário