sexta-feira, 24 de março de 2017

CANTANHEDE: Amadeu Carvalho Homem Conversou sobre Poesia

Mais de 70 de participantes assistiram à iniciativa “EU CON-VERSO”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 22 de Março.
O evento está inserido no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, que teve a sua apresentação a cargo do prestigiado historiador e catedrático, Amadeu Carvalho Homem e com a presença do vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.
Na sessão, o orador apresentou o seu mais recente livro, de poesia, “A madura estação”, tendo alguns elementos do Clube de Leitura da Biblioteca lido alguns poemas dessa publicação.
Pedro Cardoso destacou “o vasto currículo de Amadeu Carvalho Homem, prestigiado historiador, académico, investigador, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, uma referência incontornável da história e cultura portuguesa”, acrescentando ainda “que este livro de poesia é uma oportunidade para descobrir uma outra faceta do autor que nos vai surpreender”.
A finalizar o autarca agradeceu “mais esta colaboração desta grande referência das letras e da cultura”.

Sobre Amadeu Carvalho Homem
Amadeu José de Figueiredo Carvalho Homem licenciou-se em Filosofia, em 1972, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi admitido como Assistente Eventual do Grupo de História no ano letivo de 1977-78, no Instituto de História e Teoria das Ideias. Foi aí discípulo do Professor Doutor José Sebastião da Silva Dias.
Prestou provas de doutoramento em Letras (especialidade de História Moderna e Contemporânea) naquela Universidade, em 9 de dezembro de 1988. Foi aprovado por unanimidade, com distinção e louvor, tendo defendido a tese " Teófilo Braga. Filosofia e pensamento político-social ". Esta sua obra seria quase imediatamente lançada no circuito livreiro sem grandes alterações de conteúdo, sob o título " A ideia republicana em Portugal. O contributo de Teófilo Braga " (Coimbra,1989). Foi nomeado Professor Associado do Grupo de História da Faculdade de Letras, em 1990; em 1998, prestou provas públicas de habilitação ao título de Agregado, tendo sido aprovado por unanimidade. É neste momento Professor Catedrático reformado.
Tem vários artigos referentes à História Contemporânea portuguesa espalhadas pelas mais prestigiosas revistas universitárias, tais como a "Revista de História das Ideias", a "Revista Portuguesa de História", a "Biblos", a "Ler História", a "Mathesis", a "Insulana", a "Interacções", a "Análise Social", etc. entre outras. Dentre estes trabalhos cumpre destacar, entre outros, os seguintes:
Para uma leitura sociológica e política da 'Questão Coimbrã";
Ilusões do Cientismo nos primórdios da Sociologia Portuguesa”;
"Limitações duma biografia política: como Eça viu Ramalho em 1878”;
"Autonomia individual e autonomia política no discurso republicano oitocentista";
“A Autonomia no plano sócio-cultural. I Centenário da Autonomia dos Açores;
"História e Psicologia: reflexões sobre o conhecimento do objecto ausente";
"O anti-iberismo dos republicanos radicais portugueses”.
Em 1989, Amadeu Carvalho Homem passou a pertencer ao Conselho Diretivo do Centro de Documentação 25 de Abril, instituição diretamente dependente da Reitoria da Universidade.
Amadeu carvalho Homem é autor de várias publicações a saber A propaganda Republicana 1870-1910O Conde de Arnoso e o seu tempoDa Monarquia à RepúblicaHistória da Fundação Engº António de Almeida e Do Romantismo ao Realismo.
Colaborou na História de Portugal dirigida por José Mattoso (Círculo de Leitores) e na História de Portugal dirigida por João Medina. Deu igualmente a sua colaboração a uma História de Portugal editada em Bauru, em S. Paulo, Brasil, em 2002. Em 2007 coordenou a obra Um Século de Lutas Académicas, editada no Porto, em 2007).
Por convite de Mário Soares, então Presidente da República, proferiu em 1989, em Ponta Delgada, uma alocução sobre a vida e a obra de Teófilo Braga, no âmbito da Presidência Aberta que então decorreu no arquipélago dos Açores.
Amadeu Carvalho Homem é também conferencista permanente do Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, no âmbito dos cursos de formação para Oficiais Generais, e co-fundador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), onde coordena o Grupo de Trabalho dedicado à História das Ideias Políticas e Sociais.
Agraciado pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, Amadeu Carvalho Homem possui também a Cruz de Mérito Humanitário, concedida pelo Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, de S. Paulo - Brasil.

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário