terça-feira, 4 de abril de 2017

Habitantes de Gibraltar preferem passar fome a ter soberania espanhola

O rochedo faz parte das negociações do Brexit e já existem trocas de palavras entre espanhóis e britânicos.
Não há margem para dúvidas. Quem reside em Gibraltar não quer passar a ter sobernia espanhola. O rochedo, situado no sul da Península Ibérica tem 30 mil habitantes e há séculos que é centro de polémica entre espanhóis e britânicos. Agora, com a saída dos britânicos da União Europeia, a questão regressa à atualidade.
Gibraltar está de novo no centro da troca de apetites entre Madrid e Londres, faz parte das negociações do Brexit. Já por duas vezes que os habitantes de Gibraltar mostraram em referendos que querem continuar em território britânico. Ana Sofia Freitas, jornalista da TSF conversou, esta terça-feira, com o português Luís Pinto, vive há sete anos no rochedo.
"Espanha não é de todo um paraíso fiscal e Gibraltar é um dos mais atrativos paraísos fiscais. Se eventualmente Espanha tomasse conta do rochedo, eles teriam muito a perder."
Luís Pinto conta que qualquer residente em Gibraltar, pode pedir cidadania ao fim de cerca de 5 anos e que isso tem mais valias como "educação gratuita, inclusivamente universidade, para os residentes locais transportes não se pagam, saúde não paga" vantagens que os gibraltinos iriam perder se passassem para Espanha.
O português Luís Pinto considera ainda que Gibraltar "é apetitoso" para os espanhóis, com empresas que faturam milhões, já permite um maior desenvolvimento".
"Uma tempestade num copo de água"
Paulo Almeida Sande, professor Universitário e especialista em assuntos europeus, considera que se está a fazer uma tempestade num copo de água e que tem que haver bom senso por parte dos intervenientes britânicos e espanhóis no caso de Gibraltar.
Com a Saída do Reino Unido da União Europeia, a questão de Gibraltar, que está sob domínio britânico há 3 séculos foi levantada com as condições propostas por Donald Tusk, o presidente do Conselho Europeu.
Paulo Sande lembra que em Gibraltar trabalham muitos espanhóis que todos os dias atravessam a fronteira. No entanto, este professor universitário considera que , apesar dos gibraltinos terem votado a favor de permanecer na União Europeia não há dúvidas de que querem continuar ingleses. Salienta, no entanto, que as negociações do Brexit vão ser difíceis.
Foto: REUTERS/Jon Nazca

Nenhum comentário:

Postar um comentário