terça-feira, 4 de abril de 2017

HEPATITE A. “NÃO HÁ VACINAS PARA TODOS”, DIZ FRANCISCO GEORGE

Resultado de imagem para HEPATITE A. “NÃO HÁ VACINAS PARA TODOS”, DIZ FRANCISCO GEORGE
Diretor-geral da Saúde diz que as vacinas da Hepatite A estão a ser geridas para dar resposta uma melhor resposta aos grupos de risco.
O responsável máximo da Direção-geral da Saúde, Francisco George, disse esta terça-feira (04/04) que as autoridades de saúde estão a trabalhar para controlar o surto de Hepatite A em Portugal. Segundo a TVI24, o diretor-geral da Saúde admitiu que não existem no país, nem na Europa, vacinas para todos.
"Já foram administradas algumas dezenas de vacinas a quem mais precisava. O comité de especialistas foi chamado a reunir, incluindo com o Infarmed, para fazer uma reavaliação das doses disponíveis e perceber qual é a forma mais adequada e eficaz para podermos proteger quem mais precisa", disse o responsável da DGS.
"Ficámos todos a saber que não há vacinas para todos. É, por isso, necessário gerir a utilização das vacinas, administrá-las a quem mais precisa", acrescentou.
Portugal tem atualmente 138 casos de hepatite A diagnosticados de um surto que está ainda longe de se considerar controlado, segundo o diretor-geral da Saúde.
A maioria dos casos foram sinalizados na Grande Lisboa. O surto está a afetar mais 12 países da Europa, segundo dados da DGS.
Na sexta-feira, o diretor-geral da Saúde garantiu que existiam vacinas e medicamentos suficientes, “desde que sejam utilizados com critério, de forma inteligente, não há aqui razões para qualquer tipo de temor, qualquer tipo de pânico ou alarmismo porque se está a trabalhar à luz das melhores práticas sobre estas matérias”.
Francisco George reconheceu que “os casos têm aumentado e vão continuar a aumentar” e que ainda “não se conseguiu definir o perfil em termos de magnitude”.

Fonte: Sapo
Foto:  MIGUEL A. LOPES/LUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário