sexta-feira, 12 de maio de 2017

360º - Entrevista a Rui Moreira: "Não podia deixar a candidatura ser contaminada". E as reportagens e entrevistas imperdíveis sobre o Papa e Fátima

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Fátima, pela meia-noite. O Presidente da República falou com alguns peregrinos, mas não quis prestar declarações aos jornalistas.

O Manchester United de José Mourinho passou à final da Liga Europa, apesar de ter empatado com o Celta de Vigo. Vai agora jogar com o Ajax a 24 de maio.

Os turistas que visitam o Porto e o Norte estão a ficar durante mais tempo e a gastar mais dinheiro. Um estudo revelado hoje coloca a média em sete noites e 967 euros.


Informação relevante
“Não podíamos deixar que a nossa candidatura fosse contaminada ou apropriada.” Rui Moreira deu uma entrevista ao Observador e tentou acabar com a polémica que o opõe ao PS. E ainda respondeu a várias perguntas de leitores, colocadas em direto, sobre problemas concretos da cidade, como o turismo, o estacionamento e o mercado do Bolhão. Pode ler e ver a entrevista na íntegra aqui.

A distribuição de lugares provocou mais uma guerra entre PS e PSD. Os socialistas recusaram ontem o nome da social-democrata Teresa Morais para liderar o órgão que fiscaliza os serviços secretos, em substituição do também social-democrata Paulo Mota Pinto. O líder parlamentar do PSD diz estar "chocado" e fala em "ferida profunda".

Os juízes ameaçam entrar em greve por causa da revisão do estatuto profissional dos magistrados. A notícia é avançada pelo Público.

É mais um detalhe que ajuda a perceber a decisão de demitir o diretor do FBI. Segundo o The New York TimesTrump convidou Comey para jantar em janeiro e pediu-lhe "lealdade"; o diretor do FBI disse que só lhe podia oferecer "honestidade". A Casa Branca já desmentiu.

Uma sondagem divulgada ontem pela NBC mostra que 54% dos americanos consideram inapropriada a decisão de demitir James Comey. E 46% acreditam que isso só aconteceu por causa da investigação à Rússia.

O processo de formação de um partido de apoio a Emmanuel Macron que possa ganhar as legislativas de junho não está a ser pacífico. O ex-primeiro-ministro Manuel Valls não foi aceite no movimento, mas também não terá um adversário na sua circunscrição. E, segundo o Le Monde, o processo de constituição das listas deixou François Bayrou "em cólera" com Macron por ter sido quebrado o acordo entre os dois.

De qualquer forma, uma sondagem divulgada ontem põe o novo partido de Macron à frente nas legislativas, com 29%. Os Republicanos e a Frente Nacional têm 20%, a França Insubmissa de Mélenchon 14% e o PS 7%.


Especial Papa em Fátima

O Papa chega hoje a Fátima, a meio da tarde - veja qual vai ser o percurso ao longo do dia.

Existe um mundo subterrâneo no Santuário. Lá, existe uma reserva de milhares de ofertas de peregrinos, de terços de plástico a bonecas e a ouro. Poucos sabem que existe e muito menos por onde se entra. O João Francisco Gomes e o Henrique Casinhas foram lá.

É uma fábrica de cera de onde saem 14 mil velas por dia para Fátima - e ainda, obviamente para outros clientes, caveiras, cobras, caixões, tesouras e partes do corpo humano que, se me permitem, não vou detalhar. A Tânia Pereirinha e o Henrique Casinhas estiveram a ver como tudo é feito.

O Observador também foi visitar os outros dois F's de Fátima: o clube de futebol do Centro Desportivo Fátima, presidido pelo padre António Pereira; e a Lanterna do Fado, de Isabel Gil, que gosta de cantar.

Elvina é da Crimeia e foi muçulmana. João é português e foi seminarista. Agora, estão casados e têm a Casa dos Pastéis de Fátima, onde se fazem os famosos pastéis de nata em forma de coração. São duas histórias improváveis.

Tudo se passou a 13 de outubro de 1917. No dia do "milagre do Sol", mais de 50 mil pessoas olharam para o céu. Desse dia restam 13 fotografias, a que juntamos 13 testemunhos de quem lá esteve.

São 70 frases, em 70 fotos, que ajudam a perceber melhor o pensamento do Papa Francisco: política, refugiados, terrorismo, sexualidade, a Igreja e muitos outros temas.

“Um Papa jesuíta é uma coisa difícil de engolir”, diz Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus. A Rita Garcia entrevistou-o em Roma e falaram sobre Francisco e sobre a Igreja.

Leia ainda "O pós-verdade é o pós-pecado", um ensaio de Henrique Raposo que olha para a Igreja com olhos diferentes.

Por fim: há seis coisas que talvez não saiba sobre o Santuário. E estão todas neste vídeo.

E já sabe que ao longo de todo o dia temos imensa informação sobre Fátima e sobre o Papa Francisco, toda reunida  aqui.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "De Trump a Macron, do populismo ao elitismo": "Quando vão aparecer as imitações de Macron? Muita gente já se deve andar a ver ao espelho, a confirmar que tem o cabelo e o sorriso certos. No Porto, o divórcio municipal já foi atribuído a Macron".

Miguel Tamen escreve sobre uma frase aberta a muitas teorias: "‘Não estamos aqui para nos divertir", disse o rei. Saberia ele que a noção de que tudo depende das nossas escolhas é uma fantasia de gente que espera de si própria o que não pode razoavelmente fazer?"


Notícias surpreendentes

A final do festival é já amanhã e a cada hora que passa há uma novidade sobre Salvador Sobral (que está em primeiro lugar na sondagem da Eurovisão):

Ao fim de dois anos, Miley Cyrus vai lançar um novo álbum. Ontem foi divulgado o primeiro single, "Malibu". Ouça e veja aqui.

Há um novo espaço no Porto para comer os bao, aqueles pãezinhos de origem asiática cozinhados a vapor. A Sara Otto Coelho foi provar.

E já sabe que hoje vamos estar concentrados em dar toda a informação sobre a visita do Papa Francisco. Daqui a pouco, abrimos um liveblog para seguir os detalhes. Esteja atento aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário