sexta-feira, 12 de maio de 2017

A NATUREZA É DE TODOS NÓS


«Na natureza nada se perde, tudo se transforma» Lavoisier.

Esta expressão de um conhecido físico francês do século XVII é possuidora de uma beleza sublime. No entanto, nos dias de hoje, a natureza está a transformar-se... para pior!
É natural que pensemos que a culpa é dos outros! Afinal, não ando a provocar «marés-negras, não sou dono de uma central nuclear ou de uma grande cadeia de fábricas... com este tipo de atitudes tentamos «sacudir a água do capote» e consideramo-nos como pessoas incapazes de maltratar a natureza.
Então se pensarmos, nós que habitamos no Meio Rural - felizmente ainda somos muitos - a situação ainda é menos preocupante, ou seja, no Meio Rural polui-se muito menos e respeita-se muito mais a natureza... Mas não chega! Se o campo ainda é um «paraíso escondido» é responsabilidade de todos nós preservá-lo o que, se pensarmos bem, não é assim tão complicado.
Podemos fazer coisas simples como não atirar lixo para o chão, não lançar embalagens de pesticidas no ribeiro que corre mansamente pelo vale, ter cuidado com um cigarro mal apagado no meio da floresta, «fazer barulho» junto das entidades competentes para que procedam à recolha geral e atempada do lixo, pensar «duas vezes» antes de retirar o «miolo» do escape à nossa motorizada o que evitará eventuais problemas mecânicos e, sobretudo, dores de cabeça à pessoas que ouvem esse ruído estridente...
É natural que se pense que estas simples acções não servem para nada, enganam-se!
Estes bons exemplos vão-se propagando, as pessoas começarão a sentir-se responsáveis e vão «despertando» do sono a que esta sociedade de consumo as levas a fazer: consumir sem ter que se preocuparem com o que não interessa, com o lixo e outros restos...
Talvez, um dia, venhamos a ter uma harmonia homem-natureza onde tenhamos uma vida mais saudável e harmoniosa...
É um grande desafio! Porém se começarmos já hoje e prosseguirmos, dando exemplo a todos os que nos rodeiam, podemos ter a certeza que a natureza continuar-se-á a transformar só que será para melhor!


Joaquim Carlos
(1) Imagem recolhida na zona da Forca/Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário