sexta-feira, 12 de maio de 2017

Ataque informático mundial: empresas portuguesas afetadas

Vírus afeta apenas os utilizadores que tenham sistema operativo da Microsoft
Várias empresas portuguesas estão a ser atingidas pelo ataque informático que está a afetar serviços a nível mundial. O DN sabe que vários serviços da PT, Santander e a consultora KPMG foram afetados e os trabalhadores de muitas empresas estão a receber alertas para um software malicioso que está a tentar "entrar" nos computadores para lhes encriptar os ficheiros, exigindo depois um "resgate" em bitcoin para libertar os documentos.
No caso da PT, por exemplo, centenas de funcionários que trabalham em vários serviços da operadora estão sem sistema informático desde as 12:30, mas os serviços residenciais e de comunicações para os clientes não estão a ser afetados.
O vírus afeta apenas os utilizadores que tenham sistema operativo da Microsoft. O ataque aproveita uma vulnerabilidade de um protocolo chamado SMB, estendendo-se depois a outras máquinas Windows na mesma rede.
Este tipo de ataque, conhecido por "ransomware" - porque "sequestra" os ficheiros no disco e pede resgate - também está a afetar inúmeras empresas em Espanha, sobretudo a Telefonica.
O Centro Criptológico Nacional de Espanha, um organismo que pertence aos serviços de inteligência, emitiu entretanto um comunicado alertando para este "ataque massivo" e referindo que a Microsoft já tinha avisado para esta vulnerabilidade no passado dia 14 de março, aconselhando a que os utilizadores fizessem a atualização dos sistemas.
O ataque informático estará, no entanto, a atingir dimensões globais: já na tarde desta sexta-feira, os médicos de vários hospitais britânicos reportaram situações de "sequestros" nos computadores, tendo sido obrigados a desviar doentes para outras unidades de saúde. Segundo o The Guardian, o ataque em "larga escala" está a acontecer em empresas de todo o Reino Unido.
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário