sexta-feira, 12 de maio de 2017

Fim-de-semana de campeões

P
 
 
Aquecimento
 
 
  Jorge Miguel Matias  
Meia Europa pode entrar em festa nos próximos dias, com vários clubes a jogarem para o título de campeões nacionais de futebol. Para além de Portugal, também Inglaterra (já nesta sexta-feira), Itália, França, Holanda e Bélgica podem ficar a saber qual o clube que chega ao título.
Por cá, todas as atenções estão centradas no Estádio da Luz. O Benfica pode conquistar o tetracampeonato, algo inédito na sua história. Esta é a sexta vez que as “águias” vão à luta e para alcançarem o feito têm que derrotar, no sábado, o Vitória de Guimarães, equipa que está a realizar um dos seus melhores campeonatos de sempre. Os vitorianos somam sete vitórias consecutivas, o máximo do clube no campeonato português, e têm o melhor aproveitamento de pontos na sua história no campeonato principal. Mas os “encarnados” não perderam qualquer jogo no seu recinto esta época, tendo somado apenas três empates. E frente ao V. Guimarães, na Luz, para o campeonato, é preciso recuar até 2009 para encontrar a última das únicas três derrotas sofridas. Desde essa data, as “águias” registaram sete triunfos.
Caso o Benfica não vença o V. Guimarães (o único cenário que permite festa imediata), poderá sempre esperar por uma escorregadela do FC Porto, no domingo. E não têm sido poucas. Os “dragões” recebem o Paços de Ferreira no domingo e estão obrigados a vencer se quiserem adiar para a última jornada da Liga a decisão do título. Só que a equipa de Nuno Espírito Santo registou cinco empates nos últimos sete jogos do campeonato, transformando-se numa espécie de automóvel com motor pouco fiável.
No resto da jornada, que pode consultar aqui, curiosidade para a forma como o Sporting reagirá no terreno do Feirense, depois da derrota caseira frente ao Belenenses e das ondas de choque que ela provocou - obrigou o presidente Bruno de Carvalho a vir publicamente dar um voto de confiança ao treinador Jorge Jesus. No fundo da tabela, e com Nacional já despromovido, Tondela, Moreirense e Arouca lutam pela salvação. Na II Liga, cuja jornada pode consultar aqui, Portimonense e Desportivo das Aves continuam a disputa a dois pelo título de campeão.
No futebol internacional, o Chelsea pode sagrar-se já hoje campeão inglês pela sexta vez na sua história. Tem para isso que derrotar o West Bromwich. No domingo, é a Juventus que pode fazer a festa e logo na casa do principal adversário. No duelo com a Roma, na capital italiana, basta um empate à Juventus para assegurar um inédito sexto título consecutivo. Em França, é o Mónaco de Leonardo Jardim, João Moutinho e Bernardo Silva que está à beira de voltar a fazer história, 17 anos depois da última vez em que foi campeão. Mónaco e PSG defrontam equipas do meio da tabela e os monegascos, a jogar em casa, com três pontos de vantagem e menos um jogo disputado estão numa posição privilegiada. Basta derrotarem o Lille e o PSG escorregar em Saint-Étienne e há campeão.
Mas não é só nos campeonatos ditos grandes que há campeões à espreita. Na Holanda, a luta é entre Feyenoord e Ajax, com os primeiros a jogarem em casa na derradeira jornada e com um ponto de vantagem. Já na Bélgica, o Anderlecht é campeão com duas jornadas para o fim do campeonato se vencer o Clube Brugge neste domingo.
E num sábado em que o Planisférico vai falar sobre campeões caídos em desgraça, vale a pena lembrar que, do outro lado do Atlântico, vai começar o Brasileirão.
Nas outras modalidades, continua a correr-se a Volta a Itália, com três portugueses ainda em prova. No futsal, Sporting e Benfica vão defrontar-se nas meias-finais da Taça de Portugal no sábado, com a outra meia-final a ser disputada entre Burinhosa e Viseu 2001.
No voleibol, Benfica e Sporting de Espinho têm o último jogo da final, em Lisboa, decidindo entre si quem será o campeão desta época. No golfe, joga-se o Open de Portugal, a prova mais importante a disputar-se em solo nacional, enquanto no hóquei em patins, Benfica, Oliveirense, Reus e Barcelona iniciam na cidade espanhola de Lleida, sábado, a final a quatro da Liga Europeia, principal prova de clubes.
Nos motores, a luta entre Sebastian Vettel (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes) na Fórmula 1 vai, desta vez, decorrer em Barcelona, onde se realiza o quinto Grande Prémio da temporada e que tem como aliciante adicional à luta entre o alemão e o britânico e entre a Ferrari e a Mercedes o facto de na Catalunha ter havido dez vencedores diferentes nos últimos dez anos.
Para o fim, a sugestão de leitura da semana. Numa época em que aos festejos de campeão de alguns se juntam as lágrimas da despromoção de outros, El País não deixou escapar a queda no abismo do Blackburn Rovers, o primeiro clube a vencer a Premier League e que viu sentenciada a semana passada a despromoção ao terceiro escalão do futebol inglês.
O que talvez lhe escapou no PÚBLICO
análise sobre arbitragem do ex-árbitro Jorge Faustino, desta vez comentando a futura utilização do videoárbitro;

Nenhum comentário:

Postar um comentário