sexta-feira, 12 de maio de 2017

Fotos do Posto Fixo da ADASCA em Sessão de Sangue


Se uma imagem vale mais do que mil palavras, esperamos que as imagens que se seguem possam transmitir o que não foi escrito.

Gestos simples que salvam vidas, seja o leitor também um “salvador de vidas”, pratique estes exemplos. 

Caros Colegas Dadores e Amigos!

Para o mês de Maio vão decorrer colheitas de sangue nos dias  17 e 31 entre as 15 horas e as 19:30 horas, dias 13 e 27 entre as 9 horas e as 13 horas, todas no Posto Fixo da ADASCA.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” (Bezerra de Menezes).

Os dadores de sangue ainda não são dispensáveis ao Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nos Serviços de ImunoHemoterpia, embora nem sempre sejamos respeitados como devíamos. Estamos perante um grande défice de respeito e reconhecimento público. O sentimento da marginalização pode motivar alguns dadores deixarem de comparecer.

Na nossa opinião, as brigadas de colheitas às 4ª.s feiras deviam registar maior adesão, considerando que decorrem num horário que facilita a ausência dos locais de trabalho, no entanto, o que verificamos com alguma tristeza é que isso não tem acontecido. Resta-nos a esperança de que o cenário se altere, pois nunca é de mais lembrar que os doentes é que necessitam de nós. Hoje eles, amanhã pode ser um de nós, como aconteceu comigo quando fui sujeito a uma operação ao coração no dia 7 de Março do corrente ano no HUC tendo recebido uma transfusão.

Presentemente a ADASCA representa cerca de quase 4.000 dadores de sangue associados conforme os Estatutos, num espaço de 10 anos de existência legal, sendo assim a maior associação do género da zona centro, de acordo com a informação do CST de Coimbra, também com mais sessões de colheitas num local só.

Podíamos ter ido mais além, ou seja, os resultados podiam ser mais elevados se certos funcionários com responsabilidades administrativas do CSTC não se dispusessem à prática  de algumas engenhocas administrativas. Quando um dador faz questão de ser sócio da ADASCA, e informa o administrativo daquele centro que a partir daquela data deseja ser convidado para o Posto Fixo desta associação, mas, continua a receber informação para comparecer outro local, estamos perante um acto de engenharia administrativa.

Um sincero agradecimento a todos quantos compareceram ao longo ano de 2016 nas sessões de colheitas de sangue, promovidas e realizadas pela ADASCA, na certeza que o fizeram a pensar nos doentes que necessitam do nosso gesto solidário, muitas das vezes com sacrifício nas deslocações, nós compreendemos esse esforço, mas, há quem não o compreenda ou não o valorize. 

Amem a liberdade, sejam felizes.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
ONDE POSSO DAR SANGUE EM AVEIRO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário