terça-feira, 29 de agosto de 2017

Agência Europeia do Medicamento em Portugal pode criar mais de 5300 empregos


Resultado de imagem para Agência Europeia do Medicamento em Portugal pode criar mais de 5300 empregos
Se o Porto ganhar o título de nova sede da EMA, haveria um impacto direto estimado de 1130 milhões de euros na economia portuguesa. As conclusões são de um relatório encomendado pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) à consultora Deloitte.

Se o Porto ganhar o título de nova sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês) haveria um impacto direto estimado de 1130 milhões de euros na economia portuguesa, de 2 mil milhões de produção gerada e 5315 novos postos de trabalhos (2300 de forma permanente).

As conclusões são de um relatório encomendado pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) à consultora Deloitte. O estudo em causa, divulgado esta terça-feira pelo Diário de Notíciasaponta para fortes consequências da saída da EMA na economia nacional, como por exemplo receitas fiscais de 163,8 milhões de euros, entre 2019 e 2030.

“Ao contrário de outros investimentos, por exemplo em ventos, os quais têm um impacto económico circunscrito a determinado momento, a presença da EMA em Portugal permitiria assegurar um conjunto de benefícios duradouro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa”, refere o documento a que o matutino teve acesso.


Apesar de o relatório ter sido requerido ainda antes de o Porto ser a cidade escolhida para se candidatar a sede da EMA, analisaram-se os efeitos a nível nacional, sem distinções entre Porto e Lisboa. Além disso, a Deloitte estudou o impacto da construção de um edifício novo, algo que ainda não se sabe se vai efetivamente acontecer.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário