quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Novo PEM: Cruz Vermelha Portuguesa de Coimbra

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assina amanhã com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – Delegação de Coimbra, um protocolo para constituição de um novo Posto de Emergência Médica (PEM). A partir desta data, a CVP – Delegação de Coimbra inicia o processo conducente à operacionalização de uma Ambulância de Socorro do INEM que se destina a prestar cuidados de saúde pré-hospitalares à população.
Num esforço conjunto entre o INEM e a CVP, esta nova Ambulância vai permitir reforçar a resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica aos pedidos de ajuda recebidos via Número Europeu de Emergência – 112.
As Ambulâncias de Socorro são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde. A tripulação – que será disponibilizada pela CVP – e os equipamentos destas Ambulâncias permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.
Trata-se, assim, de uma importante iniciativa do INEM e que obedece também ao novo modelo de aquisição de ambulâncias proposto pelo Instituto: ao invés de ser o INEM a comprá-la, a ambulância será adquirida diretamente pela CVP. O INEM pagará uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro da Ambulância. E a partir do primeiro ano de vida irá igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.
A cerimónia de assinatura do protocolo entre o INEM e a CVP – Delegação de Coimbra tem lugar amanhã, dia 31 de agosto, às 15h00, na Sede Nacional da CVP.
Fonte: BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário