domingo, 12 de novembro de 2017

Máscaras Cokwe: as mais belas máscaras angolanas em livro



aborda a performance e a linguagem corporal das máscaras de dança cokwe Mwana Phwo e Cihongo, enquanto estruturas de comunicação capazes de sustentar uma memória colectiva. A análise dos padrões de dança e das características da performance de cada uma destas máscaras permite a compreensão do seu papel na estruturação e equilíbrio da sociedade cokwe.
Suportado por uma longa viagem de dedicação a leituras, recolha de imagens e à audição de conversas de grande riqueza, o livro apoia-se um enquadramento histórico e social das máscaras estudadas, bem como na sua contextualização nos planos da religião, dos rituais de iniciação e da estética.
Este livro actualiza a informação sobre os bailarinos mascarados na Angola de hoje, a partir de um ponto de vista da dança, enquanto plataforma académica. A autora é Ana Clara Guerra Marques, mestre em “Performance Artística – Dança” e licenciada em Dança na área da Educação, bailarina, coreógrafa e investigadora. Ana Clara Guerra Marques trabalhou durante 37 anos no Ministério da Cultura angolano, foi também consultora do Vice-Ministro e Ministra da Cultura de Angola, fundou a primeira companhia profissional angolana, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, com a qual propõe novas formas e conceitos de espectáculo, dividindo a sua criação entre a intervenção/crítica social e a extensão artística do seu trabalho de investigação sobre as danças patrimoniais angolanas, com incidência na cultura cokwe. Como reconhecimento da sua contribuição para o desenvolvimento das artes e da cultura em Angola, foram-lhe atribuídos o “Prémio Nacional de Cultura e Artes” (2006), o prémio “Identidade” da União Nacional dos Artistas e Compositores (1995), os Diplomas de Honra (2006) e de Mérito (2016) do Ministério da Cultura de Angola e o “Diploma de Honra – Pilar da Dança” da UNAC (2011).
O livro tem ainda dois textos introdutórios. Um é da autoria de Manuel Jordán, Curador-Chefe MIM – Musical Instrument Museum, nos Estados Unidos. O outro é de Bárbaro Martínez-Ruiz, professor de Estudos Africanos na Universidade de Oxford.  
Máscaras Cokwe: a linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Cihongochega às livrarias a 15 de Novembro. A sessão de lançamento decorre a 20 de Novembro, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa, a par de outras sessões que irão decorrer nas próximas semanas.

MÁSCARAS COKWE
Ana Clara Guerra Marques
21x27
216 páginas
Não Ficção
29,90 €
Nas livrarias a 22 de Novembro
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário