domingo, 12 de novembro de 2017

“ÓSCARES” PARA CURTAS-METRAGENS DOS SENIORES DE ANADIA

É 2017 210 1108 AS ArtCVida f3
Foi com toda a pompa e circunstância que decorreu a entrega dos “Óscares” das curtas-metragens do projeto “ArtcomVida”, realizadas e protagonizadas pelos seniores de 13 instituições de ação social do concelho de Anadia. O evento teve lugar no passado dia 8 de novembro, no Cineteatro Anadia, e o filme “Villa Aquiline”, realizado pelo Centro Social e Cultural de Nossa Senhora do Ó de Aguim, conquistou o “Óscar” de melhor filme.

O projeto, da responsabilidade da Rede Social de Anadia e previsto no seu Plano de Ação para 2017, foi desenvolvido ao longo dos últimos meses, com o apoio do Município de Anadia, e culminou agora com a exibição das curtas-metragens e a entrega dos galardões aos filmes premiados. 

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, felicitou todas as instituições e “artistas” pela sua participação nesta iniciativa inédita em Anadia, esperando que tenha sido “uma experiência gratificante para todos os envolvidos”. 

A edil deixou também uma palavra de apreço aos elementos do júri responsável pela escolha dos vencedores: Daniel Pinheiro, anadiense que faz documentários sobre a natureza exibidos a nível internacional, Mário da Costa, diretor da companhia de teatro “Viv’arte”, Clara Andrade, docente na Universidade Sénior da Curia, e Sílvia Fernandes e Teresa Silva, trabalhadoras da Câmara Municipal de Anadia, ligadas a atividades direcionadas para o público sénior, nomeadamente através do projeto “Leituras sem Idades”. 

“ArtcomVida” tem como objetivos incentivar a produção de filmes, enquanto meio de expressão e comunicação individual e coletiva que promove o bem-estar, evidenciar os benefícios das práticas artísticas para a qualidade de vida dos seniores, promover a valorização social dos idosos mediante a divulgação e reconhecimento das obras produzidas perante a comunidade, e, ainda, favorecer e potenciar trocas de experiências e conhecimentos entre os participantes, bem como promover momentos de diversão e de convívio. 

A estreia dos filmes decorreu nos dias 2 e 3 de novembro, em sessões reservadas às instituições participantes, e esta primeira edição do projeto encerra no próximo domingo, dia 12, com uma sessão de exibição das curtas-metragens aberta à comunidade e famílias, que terá lugar pelas 14h30, no Cineteatro Anadia. Todos os interessados poderão assistir a esta sessão, que é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada até ao próximo dia 7 de novembro, no Gabinete de Ação Social, presencialmente (Centro Cultural, no Vale Santo, em Anadia), ou pelo telefone 231 510 486/4, ou, ainda, por correio eletrónico, através do endereço redesocial.m.anadia@gmail.com.

VENCEDORES ARTCOMVIDA 2017

Melhor Filme: Centro Social e Cultural Nª Sra. do Ó de Aguim
Melhor Ator Principal: Rafael Henriques (APPACDM de Anadia)
Melhor Atriz Principal: Urbalina Duarte (Misericórdia da Freguesia de Sangalhos)
Melhor Ator Secundário: Valdemar Oliveira (Centro Social, Cultural e Recreativo de Poutena)
Melhor Atriz Secundária: Clotilde Santos (Casa do Povo de Amoreira da Gândara)
Melhor Figurino: Santa Casa da Misericórdia de Anadia
Melhor Argumento: Hotel Sénior da Curia

Nenhum comentário:

Postar um comentário